terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Coroinhas participam de retiro em Conselheiro Lafaiete

03 de agosto de 2016 Arquidiocese

A comunidade de Nossa Senhora Aparecida de Vargem Alegre, pertencente ao município de Itaverava, promoveu o primeiro retiro de coroinhas, organizado pelos grupos de Acólitos São Miguel da Basílica do Sagrado de Jesus de Conselheiro Lafaiete, juntamente com a Pastoral dos Acólitos da paroquia de São José de Belo Horizonte e com participação dos Acólitos da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, que acolheu o encontro, no dia 16 de julho.

O momento teve início com a celebração da missa em honra a Nossa Senhora do Carmo, festejada naquela data, presidida pelo padre Marcos Macário Mendes, pároco e reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Durante a celebração, houve a solene imposição do Santo Escapulário a todos os presentes.

Segundo a Tradição, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock em 16 de Julho de 1251 dando-lhe o escapulário como uma forma especial de proteção a todos que o portassem. A mais difundida das promessas da Virgem Santíssima é que aqueles que utilizassem com fé o Santo Escapulário estariam livres da condenação eterna. Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, dizia: “Assim como os homens ficam orgulhosos quando outros usam a sua insígnia, assim a Santíssima Virgem se alegra quando os seus filhos usam o escapulário como sinal de que se dedicam ao seu serviço e são membros da família da Mãe de Deus”.

A missa foi seguida de um momento sobre a espiritualidade do acólito. Nessa abordagem o padre convidado Ricardo Alexandre Ferreira CSsR (Redentorista) conduziu os presentes a buscarem uma vida de oração a exemplo de Maria. Logo após, os acólitos se deslocaram para um sítio, onde foram muito bem acolhidos. Depois do almoço, houve brincadeiras e jogos relacionados com a formação pastoral e litúrgica desses grupos, onde foi possível estreitar os laços de amizade.

Colaboraram: Ailanderson Gurgel, Magalli Souza e Gabriel Chagas

Agenda