segunda-feira

, 04 de março de 2024

Curso de Conservação Preventiva aos bens culturais é realizado em Mariana

20 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Conclusão do curso aconteceu com visita à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado.

A Arquidiocese de Mariana, em parceria com a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), promoveu nos meses de novembro e dezembro o curso Conservação Preventiva. Ministrado pela equipe técnica da Empresa Práxis RestaurArte, sendo assessorado pelos professores Rafael César da Cruz e Luiza Vitareli, o curso focou um conjunto de ações necessárias para desacelerar ou minimizar o processo de degradação dos bens culturais.

Para isso, a formação abordou sobre o patrimônio cultural, as teorias do restauro e como estabelecer ações de conservação preventiva para as obras de arte sacra, principalmente quanto às atividades de higienização, manuseio, guarda e transporte de objetos em madeira, tecido, pedra-sabão, gesso, entre outros.

Ainda, orientou aos zeladores e demais profissionais na formulação de estratégias que minimizem as ações dos agentes de degradação, de acordo com o contexto e tipo de material de cada acervo, e a zelar pela conservação dos bens restaurados.

Ao todo, 32 pessoas, entre zeladores (as), sacristão/sacristã, agentes de pastoral e demais responsáveis pela limpeza, higienização e conservação de igrejas, museus e demais bens históricos, das cidades de Mariana e Ouro Preto, participaram da formação.

O curso de Conservação Preventiva foi concluído no último dia 9 de dezembro, quando os alunos realizaram uma visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado. O templo histórico teve seus elementos estruturais e artísticos restaurados recentemente, tendo sido reaberto em 27 de novembro de 2022.

Conheça a igreja de Cachoeira do Brumado:

Texto e foto: colaboração dos coordenadores e alunos concluintes dos cursos de extensão

Agenda