segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Despertar Vocacional na Região Mariana Sul reúne 21 jovens em Barbacena

08 de agosto de 2023

O mês de agosto, no Brasil, é dedicado a rezar pelas vocações. Vivendo esse momento, aconteceu no último domingo, 06 de agosto, o Despertar Vocacional com a juventude da Região Mariana Sul. Acolhido pela Basílica de São José Operário, em Barbacena (MG), o encontrou contou com a participação de 21 jovens.

Organizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Região, o evento contou com a presença e colaboração das religiosas Irmã Márcia (Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo/Vicentinas), Irmã Ana Gilda (Irmãs da Sagrada Família de Maria da Terceira Ordem de São Francisco de Assis/Franciscanas da Sagrada Família) e Irmã Santina (Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias/Vitorianas).

Para o Promotor Vocacional da Arquidiocese e um dos assessores do encontro, Padre Rosemar Marcos Condé, a experiência foi especial. “Os jovens de várias paróquias do regional estiveram reunidos na tarde de domingo para fortalecer o dom da vocação […] e fazer essa bonita experiência do encontro com o Senhor que chama a todos”, contou.

Segundo ele, o Despertar Vocacional na Arquidiocese de Mariana é sempre uma oportunidade de reunir e animar os jovens que desejam aprofundar o chamado de Deus em suas vidas. “Desejo que este despertar possa produzir frutos abundantes na vida de todos aqueles que participaram”, afirmou Padre Rosemar.

Agradecendo a toda equipe responsável pelo Despertar Vocacional na Região Mariana Sul, a Coordenadora do SAV na Região, Maria Ivone Gomes, descreveu o momento como uma oportunidade experimentar aquilo que os discípulos viveram com Cristo.

“O despertar vocacional 2023 foi uma experiência muito profunda de encontro com Aquele que nos chama por amor e para o amor, no qual entendemos a importância de corresponder à Sua Voz na busca pela santidade. Nossa imensa gratidão primeiramente a Deus que tudo conduz em Sua Providência e nos inunda com Sua Graça e a Virgem Maria, Primeira Vocacionada, por Sua intercessão”, disse.

Ao final do encontro, ficaram as expectativas para um próximo: “Foi uma experiência ótima! Muito boa mesmo! Já estou ansioso para o próximo”, declarou Guilherme Melo, da Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG).

Quem também compartilhou seu testemunho foi a jovem Ana Clara Prado, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena. Confira:

“Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.

Eu fui escolhida pelo Senhor para viver tudo o que vivi na tarde de domingo. A alegria de um coração de jovem que arde pelos outros jovens é ver que não está sozinho na busca pelo céu, pela santidade.

Ele tocou em feridas muito profundas do meu coração e me dizia insistentemente que eu era um milagre. Para o mundo e para os médicos, eu poderia não ter nascido. Mas o que é o mundo e quem são os médicos diante do poder de Cristo?

Sua vontade é que eu me doe e ame até a Cruz. Que eu seja instrumento de cura para as pessoas, da mesma forma que muitos são para mim.

Mostrei para Ele as minhas dificuldades e as minhas batalhas e sei que tudo foi acolhido e guardado dentro do Seu Coração!

Deus é Soberano e Maravilhoso por fazer tanto em uma tarde que passou tão rápido!

Agradeço muito a cada um que se doou por esse encontro. Que Nossa Senhora os cubra com Seu Manto hoje e sempre!

No domingo da Transfiguração, posso afirmar, com muita certeza, de que experimentei algo bem parecido aos discípulos no Monte Tabor.

Que a Graça dEle nos ajude para que desçamos do monte com a coragem de enfrentar os desafios da ‘planície’ dessa vida até chegar ao céu!

Viva Jesus! Salve Maria!

O próximo Despertar Vocacional será neste fim de semana, 12 de agosto, na Região Mariana Leste. O encontro será na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Viçosa (MG), a partir das 8h30.

Fotos: SAV Região Mariana Sul

Veja também:

Mês vocacional: oportunidade para rezar e fortalecer o compromisso com as vocações

Agenda

VEJA TAMBÉM