domingo

, 19 de maio de 2024

Desterro do Melo, na Região Mariana Sul, acolheu o ícone do 15º Intereclesial das CEBs

14 de dezembro de 2022 Arquidiocese

Recebendo o ícone da Região Oeste.

Na manhã do dia 08 de dezembro, os representantes da CEBs da Região Mariana Sul, a Coordenadora Maria Eni Guillarducci e o Vice Coordenador Antônio Cecílio, receberam na Região o ícone que representa o 15º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs. Anteriormente, o símbolo se encontrava na Paróquia de São João Batista, em Conselheiro Lafaiete (MG), na Região Mariana Oeste.

Após rápida passagem pelo Centro de Pastora e pela Paróquia Bom Pastor, em Barbacena (MG), o ícone foi conduzido para a Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo (MG), que se disponibilizou a recebê-lo em nome de todas as paróquias da Região. Na paróquia, o ícone foi exposto e apresentado na Missa das 19h, quando se celebrou a Solenidade em honra a Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Celebração em Desterro do Melo.

Além dos paroquianos locais, a celebração contou ainda com a presença de representantes regionais da CEBs das Paróquias Nossa Senhora de Fátima, de Barbacena, e Nossa Senhora das Dores, de Senhora das Dores. Durante a missa, foram apresentados comentários e preces relativos ao 15° Intereclesial da CEBs, além de uma breve explanação sobre o evento, que acontece em julho de 2023, com detalhes sobre o significado, objetivos e sentido missionário de cada símbolo que compõe e integram o ícone.

Padre Rodrigo Marcos Ferreira, ao final da Celebração, invocou a bênção especial pelo ícone e por todas as pessoas que aos poucos vão se envolvendo no espírito Intereclesial, reforçando a necessidade de organização das Comunidades Eclesiais de Base.

Já no dia 09, o ícone foi levado para a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera (MG), Região Mariana Centro, sendo conduzido pela coordenadora e vice coordenador da Região Sul. Na paróquia, foram recebidos por Padre Jackson Braga e parte de sua equipe paroquial

Para Antônio Cecílio, “somos gratos a Deus pela oportunidade, que mesmo de forma simples, termos participado da preparação deste grande encontro que esperamos ser um importante marco para retomada da atuação e do trabalho da CEBs no Brasil e no mundo”.

Entrega do ícone à Região Centro.

Texto e fotos:  Equipe Regional da CEBS – Região Mariana Sul

Leia também:

Arquidiocese de Mariana tem a honra de receber ícone do 15º Intereclesial das CEBs

Agenda