sábado

, 02 de março de 2024

Dia “D” da comunicação é marcado por partilhas e perspectivas para a caminhada da Pascom

07 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

Encontro da Região Mariana Leste foi assessorado pelo Padre Pedro Hugo.

As Regiões Sul, Leste e Oeste acolheram no último sábado, 3 de fevereiro, a segunda edição do Dia “D” da Comunicação. Promovido pela Assessoria Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do Grupo de Discussão sobre Comunicação (GDCom), o encontro reuniu, no total, cerca de cem comunicadores da Arquidiocese de Mariana.

Inspirados pelo tema “Formar pessoas para comunicar, com alegria, o Evangelho”, o encontro teve como objetivo ser um momento de escuta e partilha sobre a realidade da Pascom. Para isso, durante o encontro, foi apresentada a comunicação a partir da perspectiva do Papa Francisco, bem como o que é a Pascom, além do momento de escuta dos agentes da pastoral.

“Foi um momento oportuno e necessário para começarmos bem este ano pastoral nos animando e dedicando”, descreveu o encontro o Assessor Arquidiocesano da Pascom, Padre Pedro Hugo Alves Talin, sobre o Dia “D” da Comunicação.

Segundo o Assessor Arquidiocesano da Pascom, a partir do que foi escutado, novos encontros por região e foranias irão acontecer, a fim de favorecer a compreensão da Pastoral da Comunicação a partir dos eixos que a compõem: espiritualidade, formação, articulação e produção.

Encontro da Região Mariana Oeste.

“Faremos propostas de encontros mais dinâmicos e formativos que aprofundem o que é próprio da Pastoral, por meio de dinâmicas que auxiliem na compreensão do ser. Isso fará com que desenvolvamos a capacidade de as paróquias que já possuem a Pascom poderem ajudar a articular e formar nas paróquias vizinhas”, explicou Padre Pedro Hugo.

Para isso, uma proposta é desenvolver a formação continuada por meio de “Pílulas do conhecimento”, abordando temas pontuais e distribuída on-line aos agentes da pastoral. “Motivaremos já agora, no Encontro do Clero, que os párocos adquiram os materiais que nós propormos para a verdadeira formação prática e próxima da nossa realidade. É um caminho conjunto”, afirmou o Assessor Arquidiocesano da Pascom.

Região Leste

Participantes do encontro na Região Mariana Leste.

Realizado no Centro Regional de Pastoral, em Ponte Nova (MG), o encontro contou com a presença de 33 pessoas e foi conduzido pelo Assessor Arquidiocesano da Pascom, Padre Pedro Hugo, e pela Agente de Pastoral, Laene Medeiros.

Região Sul

Participantes do Dia “D” da Comunicação na Região Mariana Sul.

Acolhida pelo Centro Regional de Pastora, em Barbacena (MG), teve a participação de 33 pessoas, sendo ministrada por Ana Paula Mendes dos Santos, Flávia Christine Borges Penna e Hiago Monteiro.

De acordo com Flávia, o Dia “D” da Comunicação proporcionou ao agente da Pascom conhecer mais sobre o estilo de comunicação do Papa Francisco, ao longo destes 11 anos de pontificado. “Inspiradora, coerente e voltada para um rosto que tem nome e história, a comunicação do Papa é baseada não só em palavras, mas principalmente em gestos. Com isso ele nos convida a exercitarmos uma comunicação samaritana e a construir sentido com, sobre e para além dele”, pontuou.

“A retomada das atividades da Pascom na região foi marcada por um dos gestos mais significativos do pontificado do Papa Francisco: o da escuta ativa”, reforçou Flávia. Na oportunidade, as foranias apresentaram suas realidades, motivações e sugestões para a retomada das atividades.

Ainda, durante o encontro, foram elaborados um plano de comunicação e a agenda da Pascom para a Região Mariana Sul.

Região Oeste

Formação na Região Mariana Oeste.

Na Região Oeste, 31 agentes da pastoral estiveram presentes na formação acolhida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), e ministrada pelo Pároco Local e Assessor Regional da Pascom, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro.

Para a agente da pastoral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, Magalli Santos Lima de Souza Chagas, o Dia “D da Comunicação foi um momento ímpar e providencial em sua trajetória na Pascom.

“Assumi há pouco tempo a missão de trabalhar na Pascom, em unidade com um grupo que já realizava a função há mais tempo na paróquia. Dessa forma, o dia D propiciou uma excelente reflexão sobre o nosso papel e nos impulsionou a buscarmos aprimorar a comunicação da Boa Nova de Cristo, primeiramente dentro de nossa própria comunidade”, disse.

A data dos encontros das Regiões Norte e Centro serão divulgadas em breve.

Fotos: Ana Paula Mendes dos Santos, Clayton de Paula, Laene Medeiros, Mariângela Ferreira e Pascom da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaieite (MG)

Agenda