sábado

, 25 de maio de 2024

Dia de São Vicente de Paulo é celebrado com a instalação canônica da primeira paróquia dedicada ao santo na Arquidiocese

29 de setembro de 2023 Arquidiocese

A Festa da memória litúrgica de São Vicente de Paulo para os fiéis de Santa Bárbara (MG) deste ano, celebrada nesta quarta-feira, 27 de setembro, foi ainda mais especial: nessa data, aconteceu na cidade a instalação canônica da primeira paróquia dedicada ao santo da Arquidiocese de Mariana.

Celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, fiéis, sacerdotes e diáconos se reuniram para louvar a Deus por esse momento marcante na história da comunidade de fé de São Vicente.

À ocasião, uma procissão luminosa com a imagem do patrono saiu da Praça XX em direção à Igreja Matriz, onde aconteceu a cerimônia. Na oportunidade, também foi realizada a posse do Pároco, Cônego João Francisco Ribeiro, que há 20 anos está à frente dos trabalhos pastorais e de evangelização da comunidade, e a acolhida do Vigário Paroquial, Padre Mauro Lúcio de Carvalho.

“Foi uma cerimônia muita participativa. Era visível a alegria do povo, manifestada nos cantos e na participação atenta da celebração. O povo abraçou os trabalhos de preparação da celebração e da acolhida dos participantes. A igreja estava repleta de fiéis”, descreveu o momento Padre Mauro Lúcio.

O Vigário Paroquial ainda pontuou que a paróquia é erigida no contexto do 3º Ano Vocacional e às vésperas para a primeira sessão da fase universal do Sínodo, de forma que esses dois momentos relevantes para a Igreja marcarão o agir pastoral da Paróquia São Vicente de Paulo.

“Queremos ser uma paróquia vocacional, isso é, ser espaço para o florescimento e o cultivo de todas as vocações. E, como comunidade de vocacionados, queremos caminhar juntos com a Arquidiocese, a Forania, a Paróquia Santo Antônio [do município] e a Igreja no Brasil”, desejou Padre Mauro Lúcio.

O anseio vocacional do Vigário Paroquial já reflete na própria trajetória da nova paróquia. Segundo a Secretária Paroquial, Elena Dias, dessa comunidade de fé, três sacerdotes foram oferecidos: Lucas Muniz, Diretor Espiritual do Seminário São José, Tiago Henrique das Dores, da Diocese de Petrópolis (RJ), e Josué Augusto Teodoro dos Santos, da Arquidiocese de Diamantina (MG).

Cuidado e zelo com os fiéis

 O processo de criação da Paróquia São Vicente, em Santa Bárbara, vinha sendo discutido há alguns anos na Arquidiocese de Mariana de modo a atender melhor as necessidades espirituais daquela porção do povo de Deus.

“A criação da Paróquia São Vicente é expressão do cuidado de Deus por seu povo amado. Desde a sua criação a comunidade São Vicente é marcada pela simplicidade, pela fé viva e pela caridade. Cresci naquela comunidade participando do coral das crianças, como coroinha e membro do Apostolado da Oração. Situada em uma área em constante crescimento, a Paróquia São Vicente nasce como resposta às urgentes necessidades da evangelização. Sua criação muito alegra a todos aqueles que nela já há tantos anos vive e celebra a sua fé”, afirmou o Diretor Espiritual do Seminário São José, Padre Lucas Muniz.

Conforme o Vigário Forâneo da Forania de Santa Bárbara, Padre Ronaldo Gomes Chaves, a instituição da nova paróquia é uma forma de se estar mais próximo às pessoas. “É uma paróquia que eu vejo muito com a possibilidade de ser uma paróquia comunidade de comunidades. Então, é essa a importância: ter alguém para acompanhar mais de perto as pessoas e estar mais junto das comunidades”, disse. “Santa Bárbara é uma cidade grande, está crescendo muito, e vai atender uma área da cidade que precisa da presença maior da Igreja”, analisou.

Para a Secretária Paroquial, que desde 2003 atua na comunidade, “ver a criação da paróquia é um sentimento inexplicável”. “Só Deus para entender esse sentimento de Gratidão. Sensação de dever cumprido”, manifestou.

De acordo com ela, devido ao crescimento da cidade, aumentou também a necessidade de atendimento. “No dia a dia, pude perceber que não era um simples sonho do Cônego João e dos fiéis. Acredito que um projeto que Deus nos confiou. Agradeço a Dom Airton pela sensibilidade de criar essa paróquia”, ressaltou Elena.

“Deus abençoe o nosso Pároco, Cônego João, pela luta incansável e sempre procurando o bem-estar de todos; nosso Vigário, Padre Mauro Lúcio de Carvalho, por aceitar caminhar conosco nessa paróquia. Em pouco tempo, pude perceber o desejo e a disponibilidade em servir o próximo. Não posso deixar de expressar gratidão ao Vigário Episcopal, Padre Adilson Couto, ao Pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Darci Fernandes, pelo apoio e compreensão na criação da Paróquia, ao Padre Rosemberg Evangelista, Vigário da Paróquia, pela longa caminhada e trabalhos prestados, ao Padre Hélio Correia Maia, sempre solícito nos atendimentos da paróquia, e ao Padre Elias Leoni, in memorian. Que a Paróquia São Vicente seja inovadora, evangelizadora, exemplo de caridade e missão”, declarou Elena.

Histórico da paróquia

Igreja Matriz.

A Igreja de São Vicente foi dedicada a São Vicente em homenagem aos padres do Caraça, cuja Congregação foi fundada por São Vicente. Antes de ser paróquia, a comunidade foi instituída como Reitoria, por Dom Luciano Mendes de Almeida, em 2003.

“A Reitoria de São Vicente de Paulo foi uma homenagem aos padres Lazaristas, cuja presença em nossa Arquidiocese ganhou relevos graças aos trabalhos de Dom Viçoso nestas terras marianenses”, explicou Padre Mauro Lúcio sobre a história da nova paróquia e a relação com os padres do Caraça que, desde o princípio, têm uma atuação marcante em Santa Bárbara.

À época da fundação da Reitoria, o Cônego João Francisco Ribeiro foi nomeado seu reitor, tendo sido nomeado em 1º de setembro de 2003 e permanecendo à frente dos seus trabalhos até os dias atuais. Agora, ele também se torna o primeiro Pároco da recém-paróquia.

O comunicado da elevação da Reitoria à Paróquia foi autorizado por Dom Airton e publicado no dia 24 de julho juntamente com as nomeações dos sacerdotes responsáveis.

Extensão territorial

Côn. João é o pároco da nova paróquia.

Constitui a nova paróquia os bairros: Ana Margarida, Modelo, Monte Carlo, Ventura, Ornelinda, Campus Fídei, Montanhês, Manga Nova, Vila da serra, Vila Verde, São Vicente, Residencial Santo Antônio, Conjunto Habitar Brasil, Campestre, São Bernardo, Sonho Meu, Vista Alegre e Clevis de Faria.

A área rural da paróquia constitui-se pelo Distrito de Florália e as comunidades rurais de Cachoeira de Florália e Mutuca. Também as Comunidades de Canuto e Engenheiro Costa Lacerda, compõem a área rural do território da nova Paróquia.

A Paróquia São Vicente está localizada na Rua Antônio Hosken, nº 116, bairro São Vicente, em Santa Bárbara.

Com a criação da nova paróquia, a Arquidiocese de Mariana passa a ter 137 paróquias, localizadas em 79 municípios mineiros, dividas em cinco regiões pastorais e 16 foranias.

Fotos: Paróquia São Vicente/Reprodução do Facebook

Veja também:

São Vicente de Paulo: o homem que amou verdadeiramente aos pobres