terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Dia do Seminário celebra os 266 anos de formação e fé da instituição

07 de novembro de 2016 Arquidiocese

Em clima de alegria e em sintonia com Ano Arquidiocesano da Vocação Sacerdotal e o Ano da Misericórdia, o Seminário São José celebrou nesse domingo, 6 de novembro, o seu Jubileu. Para marcar a data o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, celebrou missa no Instituto de Teologia, em Mariana. A festividade é promovida em comunhão com todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana.

Além dos seminaristas das casas da Filosofia e Teologia, padres formadores, outros presbíteros, funcionários, alguns familiares e amigos acompanharam as atividades do dia, que marcaram os 266 anos da instituição.

Para padre Walter Magno, reitor do seminário, esse é um dia de agradecimento e alegria. “Essa data é para nós muito significativa. Primeiro toda a arquidiocese celebra o dia do Seminário e essa celebração aqui no Seminário tem um sentido especial, pois essa é a casa onde se acolhe os jovens que estão se preparando para o sacerdócio. Para nós é sempre um motivo de alegria, de render graça a Deus pelas experiências que vão sendo feitas aqui, no discernimento da vocação. Louvor a Deus pela história do seminário, são mais de 260 anos de serviço ao povo de Deus”, acrescenta.

Ministérios

Durante a celebração foi instituído os ministérios de Leitor aos seminaristas Carlos Renato, Fernando Paulo, Gilsimar Tavares e Júnior César, bem como, e o ministério de Acólito aos seminaristas Daniel Fernandes, Daniel Júnior, Fabiano Alves, Fabiano Milione, Harley Lima, Jackson Braga e Leandro Marcos.

Padre Walter explica que Dom Geraldo estabeleceu que pudesse ser oferecido os ministérios de leitor e acolito para aqueles que vão concluindo as etapas da formação.

“Para mim receber o ministério de leitor é uma graça muito grande, mas ao mesmo tempo é uma responsabilidade, pois isso significa que nós devemos nos esforçar para aumentar a nossa intimidade com a palavra de Deus, através do estudo da sagrada escritora e da palavra orante. Anunciar a palavra de Deus é uma tarefa muito grande, porque ela foi feita, antes de tudo, para ser vivida, então nós anunciamos a palavra de Deus não apenas com as nossa palavas, mas com a nossa vida e as nossas atitudes”, ressalta o seminarista Fernando Paulo.

Agenda