sábado

, 25 de maio de 2024

Assembleia Arquidiocesana e Dimensão Sociopolítica foram alguns dos assuntos da reunião do CRP da Região Mariana Sul

03 de julho de 2023 Arquidiocese

No dia 24 de junho, a Região Mariana Sul realizou reunião com seu Conselho Regional de Pastoral (CRP). A reunião visa repassar as informações e assuntos discutidos no Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), além de propor outros assuntos pertinentes à região.

A pauta preparada abrangeu assuntos relacionados a Dimensão Sociopolítica, a 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, datas futuras de formações e encontros regionais, além de algumas avaliações regionais.

O Vigário Episcopal, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, conduziu a reunião, repassando aos presentes informações e deliberações do CAP sobre a Assembleia Arquidiocesana, que acontece em setembro deste ano. Destacou a importância do envio das propostas de paróquias e comunidades paroquiais para o Centro de Pastoral Regional, até o fim de junho, conforme calendário proposto no material enviado a todas as paróquias.

Seguindo a conduta de avaliação participativa do Conselho, Padre Adelson pediu aos presentes que avaliassem as formações e encontros regionais que vem sendo realizados mensalmente no Centro de Pastoral. As formações, voltadas a cada público e pastorais especificas, conforme calendário regional, acontecem sempre no segundo sábado do mês.

Ele ainda ressaltou que mais de 190 pessoas estiveram presentes nas formações de maio, enriquecendo a conduta evangelizadora e o repasse de informações. Sempre a luz dos pilares do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e com intuito de formações nas foranias, as informações recebidas pelos participantes devem ser implementadas em cada uma das quatro foranias, com datas já estabelecidas nas agendas de cada uma.

“Precisamos que os representantes enviados pelas paróquias e foranias estejam presentes nas formações regionais não só como espectadores, mas como multiplicadores das informações e aprendizados em cada formação regional. Somente assim conseguimos seguir o Projeto Arquidiocesano de Evangelização, que visa fortalecimento das foranias”, destacou Padre Adelson.

Festividade em honra ao Sagrado Coração de Jesus

O foco principal da agenda pastoral regional para julho e item da pauta da reunião foi o Encontro do Apostolado da Oração, na Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Rio Pomba (MG). Promovido pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário neste fim de semana, 02 de julho, a programação contemplou celebrações, adoração e terço, além da a presença do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que celebrou às 15h do domingo.

A região organizou junto às coordenações de forania, caravanas das paróquias para a participação no Sítio da Lola, local do encontro. Padre Adelson frisou este trabalho e organização prévia, ocorrida em reunião regional em 26 de maio deste ano, com a presença do Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, e de Padre Jamilson Inácio da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, local do encontro em Rio Pomba.

Dimensão Sociopolítica

A coordenação da Dimensão Sociopolítica, representada pela coordenadora Leila Conceição de Medeiros, apresentou as ações desde a eleição da coordenação colegiada, em fevereiro deste ano. Destacou as reuniões de conhecimento da situação de cada pastoral social, sendo a última o encontro realizado com as Casas de Apoio e Acolhida, no dia 22 de junho.

Leila informou também que estão focando no trabalho em conjunto com as demais pastorais, baseando-se no conceito de pastoral orgânica. Ela ainda pontuou que um plano de ação está em confecção a fim de ampliar a ação da Dimensão na região.

SAV

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), representado por Leci Nascimento, apresentou aos participantes sua agenda e informações sobre os próximos encontros, que serão: Encontros e coordenadores dos Acólitos e Coroinhas, no Centro de Pastoral Regional, e Encontro Vocacional, em 06 de agosto, no Paróquia São José Operário, em Barbacena.

Participação especial

Um convidado especial abrilhantou a reunião do Conselho: Padre D’Artagnan de Almeida Barcelos, que atualmente está em missão na região Norte do país. Padre D’Artagnan partilhou suas experiências e atividades atuais. Num relato descontraído e com várias indagações por parte dos presentes, o sacerdote contou sobre as dificuldades do seu dia a dia.

Os conflitos na região, a falta de padres e religiosos em relação à quantidade de habitantes, os desafios diários percebidos na falta de pastorais bem estruturadas, fazem com que cada momento seja cada vez mais desafiador. “A Arquidiocese de Mariana e sua estrutura pastoral é um exemplo de organização pastoral e trabalho em conjunto entre leigos e padres, o que é uma dificuldade na Xingu. Mas, ao mesmo tempo, o trabalho é enriquecedor, é uma doação vigorosa. É gratificante poder fazer pelo menos um pouco diante de tudo que é necessário. Precisamos de mais padres, diáconos e leigos dispostos a trabalhar duro na região”, disse.

O relato foi tão intenso e de tanta valia, que alguns membros do Conselho se propuseram a ajudar de alguma forma, mesmo que on-line. Essa foi a ideia apresentada por Leila, que além de coordenadora da Dimensão, é catequista na paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena.

O projeto Igreja Irmãs, com a Diocese de Altamira (MG), vem sendo discutido nas reuniões do CAP, sempre com atualizações repassadas por Padre João Paulo da Silva, Assessor Arquidiocesano para a Dimensão Missionária.

Ao final da reunião, a confraternização tradicional com almoço no Centro de Pastoral, sempre animado e elogiado por todos.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Pe. Adelson Laurindo Sampaio Clemente

Matérias relacionadas:

Dimensão Sociopolítica da Região Sul reúne-se com instituições sociais do regional

Coordenação Arquidiocesana do Apostolado da Oração realiza o cadastro dos grupos presentes nas paróquias e comunidades