sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Dom Airton celebra a Santa Missa pelo V Dia Mundial dos Pobres

16 de novembro de 2021 Arquidiocese

No último domingo, dia 14 de novembro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu a celebração pelo do V Dia Mundial dos Pobres. A missa, que teve a presença do diácono Wagner Balbino, foi realizada às 8h30, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana (MG).

Durante a celebração, Dom Airton chamou a atenção para a importância da Igreja viver este dia. Segundo ele, durante dois anos, a Arquidiocese de Mariana realiza essa celebração, e toda a oferta recolhida é destinada para um fundo de solidariedade que tem como objetivo ajudar as pessoas que necessitam.

Neste ano, diferente dos anteriores, a coleta do Dia Mundial dos Pobres não será enviada à Cúria Metropolitana de Mariana, mas permanecerá nas paróquias para ser utilizada em suas ações do serviço da caridade.

Ainda sobre esta data, Dom Airton pontuou sobre a diferença da missão realizada pela Igreja, voltada à caridade. Ele lembrou que o trabalho realizado por nós não é serviço social, mas sim testemunho de fé.

“Nós devemos lembrar que temos responsabilidade por isso, onde nós vivemos, na família, com os vizinhos, nas comunidades, e depois, claro, ampliamos o horizonte para a sociedade. Nós temos que ajudar a sociedade, com nosso testemunho, a compreender que nós devemos ser fraternos e irmãos, não pessoas que excluem as outras. Então, nós devemos estar sempre a serviço dos pobres. Naqueles que mais sofrem, é Jesus que sofre”,  finalizou.

 

Dia Mundial dos Pobres

Instituída pelo Papa Francisco em 20 de novembro de 2016, a celebração é realizada sempre no 33º Domingo do Tempo Comum e tem como objetivo exortar os fiéis para que reflitam sobre a pobreza no mundo e a importância de ajudar os mais necessitados.

Para este ano, o lema escolhido para reflexão é a passagem bíblica “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7). A partir desse trecho, o Papa Francisco convida a todos os fiéis a repensar o espaço cristão, a solidariedade e a presença do pobre em nossas comunidades, como irmãos e servos de Deus.

Jornada Arquidiocesana do Serviço da Caridade

Em preparação ao V Dia Mundial dos Pobres, a Arquidiocese de Mariana realizou nos dias 08, 10 e 12 de novembro a I Jornada Arquidiocesana do Serviço da Caridade. O evento aconteceu de modo on-line e foi uma oportunidade para a reflexão e a partilha sobre as iniciativas ligadas ao serviço da caridade na Igreja Particular de Mariana.

Veja também:

“Quando eu vou ajudar alguém, como está o meu coração?”, reflete Dom Airton na abertura da Jornada Arquidiocesana do Serviço da Caridade

Agenda