O Brasil está próximo de completar a triste marca de 500 mil vítimas pela Covid-19. Em reunião realizada entre os dias 16 e 17 de junho, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou um gesto concreto de solidariedade e proximidade para com os atingidos pela Covid-19 que faleceram, desde o início da pandemia. Confira a mensagem preparada pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, sobre a iniciativa e recomendando as ações para esta Igreja Particular.
Aos Revmos. Srs. Párocos e Administradores Paroquias;
todos os Padres e Diáconos e todo o Povo de Deus na Arquidiocese de Mariana.
Saudações em Cristo!
Ontem, dia 17 de junho, encerrou-se a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ao final da Reunião, o mesmo Conselho Permanente aprovou um gesto concreto de solidariedade e proximidade para com os atingidos pela Covid-19 que faleceram, desde o início da pandemia. Por isso, amanhã, dia 19 de junho, a Igreja no Brasil rezará pelos mortos vitimas da Covid-19. Com a previsão de atingir 500 mil mortos, a Igreja Católica quer manifestar solidariedade, esperança e consolo a todo o povo brasileiro neste momento de dor e sofrimento.
Em toda a nossa Arquidiocese de Mariana, peço que sejam realizadas as seguintes atividades no dia de amanhã:
1ª) Rezar em sufrágio pelos 500 mil mortos em missa que será presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, às 15h00, e que será transmitida pelas redes sociais da CNBB e TVs de inspiração católica.
Peço que em todas as Missas deste final de semana (19 e 20 de junho), se acrescente esta intenção;
2ª) Rezar pessoalmente e comunitariamente a oração composta para este dia e que estará disponível nas redes sociais da CNBB;
3ª) No horário das 15h00, realizar o toque fúnebre nos sinos das Igrejas da Arquidiocese, em memória dos falecidos pela Covid-19.
Devido a urgência deste comunicado, peço a todos que compartilhem este pedido para que a nossa Arquidiocese seja mobilizada adequadamente na celebração desta data.
Com uma especial bênção!
Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Mariana
Veja também:
CNBB prepara mobilização em homenagens às 500 mil vítimas de Covid-19 no Brasil