terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Dom Airton indica Comissão de Trabalho para rever as orientações e normas para os sacramentos

22 de março de 2022 Arquidiocese

Em mensagem carta dirigida aos padres, diáconos, religiosas e religiosos e fiéis leigos e leigas no último domingo, 20 de março, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, informou que foi composta uma Comissão de Trabalho para dar início à revisão das “Orientações e Normas para os Sacramentos”, ditadas em 25 de dezembro de 2008 e publicadas em 2009. 

O novo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, conduzirá os trabalhos da Comissão que é formada pelo Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis; Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa; Monsenhor Roberto Natali Starlino; Padre Geraldo Dias Buziani; Senhora Leci Conceição do Nascimento e Senhora Mônica Aparecida Nunes Morais. Ainda, a ação acolhe a sugestão do Padre José Antônio de Oliveira.

Encontro do Clero de 2023

No texto, Dom Airton ainda comunica que o 33º Encontro dos Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana será realizado nos dias de 06 a 09 de março de 2023, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG).

Consagração da Rússia e da Ucrânia 

Em comunhão com o Papa Francisco, que consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Mariana nesta sexta-feira, 25 de março, o Arcebispo Metropolitano solicita que os Párocos, Administradores Paroquiais, Reitores das Basílicas, Santuários e Curatos da Arquidiocese de Mariana “providenciem e promovam, alguma forma de Oração pela paz, para participar, com o Santo Padre, desse momento importante e significativo para toda a Igreja”. 

À ocasião, Dom Airton participará da recitação do terço às 18h no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), e, em seguida, presidirá a Santa Missa. Baixe aqui a correspondência da CNBB aos bispos do Brasil sobre o assunto

Sínodo 2021-2023

Por fim, o Arcebispo encaminha a Carta do Prefeito da Congregação para o Clero e do Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, que incentiva a participação especial dos Sacerdotes de todo o mundo no Sínodo 2021-2023.  CONFIRA A CARTA DO PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO NA ÍNTEGRA AQUI

“Estimados diocesanos, saudando a todos, peço as orações de cada fiel para que nossa querida Arquidiocese de Mariana continue a viver, experimentar e a dar testemunho do caminho sinodal como expressão da fé católica que sempre iluminou, do alto, a vida cristã nestas terras mineiras. Rogando a poderosa intercessão da Mãe de Deus, Nossa Senhora da Assunção e de São José, nossos padroeiros, envio a cada pessoa, uma especial bênção!”, finaliza.

 

BAIXE AQUI O PDF DA MENSAGEM DE DOM AIRTON

 

Veja também:

CNBB e a Nunciatura Apostólica promovem missa pela consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria

Secretaria do Sínodo e Congregação para o Clero motivam participação dos presbíteros no processo sinodal

Papa convida bispos do mundo na consagração da Rússia e da Ucrânia a Nossa Senhora

Agenda