Em sua participação na primeira etapa da 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada neste sábado, 11 de dezembro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, fez uma breve introdução ao novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e nos levou a refletir sobre a ação missionária e nosso objetivo como cristãos católicos na Igreja Particular de Mariana.
Dom Airton explicou que a primeira etapa da Assembleia teve como objetivo apresentar a todos o PAE, para que no próximo encontro, marcado para o dia 17 de dezembro, possam dar continuidade e definir as diretrizes que vão guiar a Arquidiocese de Mariana pelos próximos quatro anos.
“Nós sabemos que também quando tratamos de pastoral, estamos falando na Dimensão Missionária e ter uma índole missionária é sair de si mesmo e ir ao encontro das pessoas para levar Jesus Cristo. Como estamos transmitindo a fé católica?” questionou a refletir sobre o sentido da fé católica.
“A pastoral é a ação da Igreja no mundo, ou seja, de nós mesmos, e por isso, devemos ser uma Igreja missionária, em saída”, disse, citando o Papa Francisco. Segundo Dom Airton, a Igreja é constituída por pessoas que seguem o Evangelho e acreditam em Jesus Cristo e na vivência do amor, nosso mandamento maior. Ainda, ele ressaltou que vivemos nessa fraternidade para sermos testemunhos de que anunciar o Evangelho não é uma estratégia e sim uma vivência do amor a Deus e ao próximo e o que isso nos tornam verdadeiros cristãos missionários.
“A dimensão da estrutura da Igreja, de tudo que organizamos para poder levar o Evangelho, tudo isso deve estar em função da prática desse amor”, continuou. “O objetivo da Igreja e o nosso objetivo qual é? Levar Jesus Cristo às pessoas e anunciar a boa nova do Reino. Mas muitas vezes ficamos amarrados a estruturas, ao modo de fazer, e a mensagem não chega onde deve chegar. Então, é preciso tomar cuidado”, ponderou.
Por fim, Dom Airton apresentou aos participantes o novo PAE. Segundo ele, em 29 de fevereiro de 2020, foi constituída uma equipe para elaboração do Projeto Arquidiocesano de Evangelização durante a reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP). De acordo com ele, o projeto foi inspirado nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAE), documento nº 109 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O novo PAE tem três capítulos e foi elaborado seguindo a metodologia já consagrada nos documentos eclesiais da América Latina: ver, julgar e agir. “O primeiro, marco da realidade, visa apresentar, em linhas gerais, a realidade atual nos seus aspectos político, econômico, social e eclesial. O segundo capítulo explicita os grandes referenciais teológicos para a ação evangelização na Igreja particular de Mariana. O terceiro capítulo sugere encaminhamentos concretos para a ação evangelizadora na nossa Arquidiocese a partir dos quatro pilares da evangelização”, descreve a introdução do PAE.
Veja também:
28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral: expressão de sinodalidade da Igreja Particular de Mariana