terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Dom Geovane celebra em Carandaí

27 de março de 2017 Arquidiocese

Com entusiasmo e alegria a comunidade paroquial de Sant’Ana, em Carandaí, Região Pastoral Mariana Sul, acolheu na noite deste domingo, 26, Dom Geovane Luís da Silva, ordenado no sábado, 25, na cidade de Barbacena.

Na mensagem dirigida ao novo bispo, o coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), Ronaldo, disse da alegria em poder ordenar o primeiro bispo de Carandaí. “O dia 25 de março de 2017 entra para a história do município de Carandaí, como a data em que é ordenado o primeiro bispo, filho desta terra. Estímulo para os fiéis e para os padres. Bênçãos de Deus a uma terra cujas famílias já doaram dez padres, quatro freiras, um diácono e muitos leigos e leigas comprometidos com o anúncio do Evangelho. Bênçãos para a terra, de um Deus que não olha o pecado do seu povo, mas que é misericordioso e olha a fé e o coração dos seus filhos”, ressaltou.

A matriz de Sant’Ana, tornou-se pequena para comportar o grande número de fiéis que participaram da celebração presidida por Dom Geovane. Vários sacerdotes, filhos de Carandaí, e sacerdotes amigos da Diocese de Juiz de Fora e Arquidiocese de Mariana, o Diácono Roberto e seminaristas também se fizeram presentes na celebração.

Na homilia, padre Valter Magno, reitor do Seminário de São José de Mariana, exortou Dom Geovane a continuar sendo um homem de oração, de paz, de cuidado com o outro. Ele falou do seu carinho para com o Seminário de Mariana e da sua disponibilidade e responsabilidade para com o trabalho pastoral. Lembrou que o bispo é o como um Pai que escuta, orienta, dialoga. Encerrou rezando o salmo 22.

No ofertório juntamente com o pão e o vinho foram levados ao altar, por pessoas que fizeram parte da caminhada de Dom Geovane, diversos objetos que retrataram sua vida e história, do nascimento até hoje, momento de grande emoção.

No final da celebração ao som do Hino da Padroeira, cantado por toda a assembleia, Dom Geovane foi homenageado pela paróquia com uma imagem de Sant’Ana, pelo Movimento Shalom da Arquidiocese de Mariana com um quadro com a Oração do Shalonita e por seus familiares com novos paramentos.

O coordenador do CPP finalizando sua mensagem disse: “Quero agradecer aos seus pais pela sua vida e por terem doado um filho a igreja de Jesus Cristo. Agradecer todo o serviço prestado a nossa paróquia, Região, a toda Arquidiocese de Mariana. Pedir a Sant’Ana, nossa dileta Padroeira, mãe da Virgem Maria, a Senhora da Piedade a quem o Senhor ontem consagrou seu Episcopado que nunca falte a sua proteção na alegria e nos desafios da missão na Arquidiocese de Belo Horizonte e em tantas outras que virão. Enfim dizer-lhe que Carandaí continuará sempre sendo “a sua querida Carandaí.”

Por Leci Conceição do Nascimento

Paróquia de Sant’Ana de Carandaí

Agenda