sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Dom Geraldo celebra seu aniversário de 80 anos em celebração na Catedral de Vitória (ES)

14 de março de 2022 Arquidiocese

No último domingo, 13 de março, o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu missa na Catedral Metropolitana de Vitória em comemoração aos seus 80 anos de vida, celebrado nesta segunda-feira, dia 14. A celebração contou com a participação de diversos padres, bispos, seminaristas, além de familiares e da comunidade local. Ainda, estiveram presentes também bispos filhos da Igreja Particular de Mariana: Dom Francisco Barroso Filho, Dom Geovane Luís da Silva, Dom José Eudes Campos do Nascimento e Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.

A homilia da Santa Missa foi proferida pelo Bispo Diocesano de Colatina (ES), da qual Dom Geraldo foi o primeiro pastor. Em sua fala, Dom Lauro pontuou as ações pastorais de Dom Geraldo, passando pela infância, seu ingresso no seminário da Arquidiocese de Vitória (ES), do qual foi um dos primeiros alunos, e os trabalhos como padre, bispo, além dos cargos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e no Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

“A vida de Dom Geraldo não se distingue da vida da Igreja. É um homem da Igreja, a serviço da comunhão eclesial. Por tudo isso, não só comemoramos, mas celebramos a sua vida transfigurada pela graça de Deus e feita profetismo”, disse Dom Lauro. “Como é importante para a Igreja a sua vida, Dom Geraldo! O seu testemunho nos fortalece no processo sinodal vivido pela Igreja no pontificado do Papa Francisco”, concluiu.

Livro

 

A celebração também foi marcada pelo lançamento de um livro com mais de 400 páginas de depoimentos, fotografias e testemunhos sobre a vida e a vocação de Dom Geraldo.

Texto: Diocese de Colatina

Fotos: Arquidiocese de Vitória

Agenda