sábado

, 25 de maio de 2024

Dom Geraldo e vigário forâneos conversam sobre Assembleia Arquidiocesana, PAE e Romaria à Aparecida

06 de dezembro de 2016 Arquidiocese

A 24ª Assembleia de Pastoral, o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e a Romaria à Aparecida foram algumas das pautas da reunião do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, com os vigários forâneos realizada nesta terça-feira, 6 de dezembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral em Mariana. Segundo Dom Geraldo a importância deste encontro ser nesta data é a proximidade com a Assembleia Arquidiocesana.

A conversa foi iniciada com uma avaliação da 24ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada nos dias 25 e 26 de novembro no Instituto de Filosofia em Mariana. Dom Geraldo ressaltou que a qualidade da participação da assembleia foi muito boa. Pontos como metodologia e organização também foram citados pelos presentes.

Projeto de Evangelização

O Projeto Arquidiocesano de Evangelização, que foi aprovado no dia 26 de novembro, durante a Assembleia, foi apresentado na reunião pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins.

Para Dom Geraldo o projeto está em sintonia com a proposta da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB). “A CNBB aprova para cada quadriênio as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e deixa para as dioceses trabalharem a sua recepção. O nosso Projeto é de 2016 a 2020 e esse período ficou bom, pois está de acordo com o quadriênio das diretrizes da CNBB. O PAE está casado com o documento da CNBB”, ressalta o arcebispo.

A participação das bases e dos grupos das comunidades na construção do projeto foi enfatizada pelos presbíteros. “Nós sentimos que não está sendo aprovado algo propriamente novo, porque já conhecemos o projeto devido ao seu processo de elaboração e isso traz expectativas de que a implementação não exigirá tanto tempo para conhecimento uma vez que as comunidades já tiveram contato”, afirma o vigário episcopal da Região Oeste, padre Geraldo Souza.

A forma como será implementado o projeto também foi discutida pelos presentes, que apresentaram sugestões para os próximos anos. “O PAE está oferecendo alimento para os próximos quatro anos”, disse padre Geraldo Martins.

Romaria à Aparecida

A Romaria Arquidiocesana à Aparecida (SP), em agosto de 2017, foi outro assunto debatido nesta manhã. Com o objetivo de fechar a peregrinação da imagem de Nossa Senhora na Arquidiocese e celebrar o Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Geraldo, encerrando assim o Ano da Vocação Sacerdotal, todos os leigos e padres estão convidados para esse momento.

A importância das paróquias e caravanas se organizarem para essa Romaria foi enfatizada na reunião, que também teve em sua pauta o Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude e a nulidade matrimonial.