quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Dom Valter Magno de Carvalho: da Arquidiocese Primacial de Minas para a Arquidiocese Primacial do Brasil

25 de janeiro de 2021 Arquidiocese

Fé e emoção marcaram a ordenação episcopal de Dom Valter Magno de Carvalho realizada neste sábado (23), na Basílica de São José Operário, em Barbacena (MG). Dom Valter, que é natural de Capela Nova (MG), foi nomeado, em novembro de 2020, pelo Papa Francisco como Bispo titular de Giufi e auxiliar na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. 

Uma característica importante na caminhada episcopal de Dom Valter é que o sacerdote deixará a primeira Diocese de Minas Gerais, instituída em 1745, para servir na Primacial do Brasil, que por sua vez, foi criada em 1551. “Eu vivo essa experiência com temor, porque é de fato uma terra e uma Igreja para mim desconhecidas”, afirmou o Bispo recém ordenado sobre o fato. 

“É uma experiência que eu vou fazer primeiro de conhecer a igreja, de estar no meio. E aí o medo é a pandemia: como é que eu vou estar no meio nesse momento tão desafiador que a humanidade vive? Deus vai me ajudar a encontrar esse caminho de conhecer a realidade. Depois, apesar das minhas limitações, e com aquilo que o senhor me capacitar, me coloco a serviço, especialmente, junto aos padres, às comunidades e aos religiosos, de estar com as pessoas e ajudá-las naquilo que o Cardeal me pedir e naquilo que eu for solicitado como bispo auxiliar”, completou Dom Valter.

Para o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, é uma alegria para a Arquidiocese de Mariana ter mais um padre respondendo sim ao chamado de Deus e da Igreja. “Para a Igreja de Mariana, todos nós nos sentimos muito honrados do Papa ter escolhido um padre do nosso Clero para exercer este ministério tão importante do episcopado, e, especialmente, neste tempo, para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, que é a primeira Diocese do Brasil”, disse.

“Nós nos alegramos muito e rezamos a Deus para que continue contando com a Arquidiocese de Mariana para aquilo que é preciso. Os padres de Mariana são formados para a Igreja e são formados desde o seminário para serem pastores do povo de Deus. Então, não importa onde, não importam as circunstâncias”, finalizou Dom Airton que, juntamente com o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Geovane Luís da Silva, foi um dos consagrantes da ordenação.

Já o Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador, o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, ressaltou que o fato de uma Igreja ser primacial é um dom e uma graça de Deus, mas também uma responsabilidade. “Uma Igreja que tem uma caminhada há mais tempo, tem uma riqueza maior de manifestações espirituais da vida da Igreja e dos dons de Deus. Mas também tem uma exigência maior de contribuir para que o Brasil e o mundo sejam evangelizados, porque uma Igreja primacial recebeu muito dos primeiros que vieram. Então, ela há mais tempo recebe o anúncio do evangelho, por isso, que é primaz. Nós, que recebemos há mais tempo o evangelho e a organização da Igreja em Diocese, possamos ajudar a Igreja toda a evangelizar sempre mais, a crescer e fortalecer sempre mais como comunidade de fé e Igreja missionária”, ressaltou.

Sobre as expectativas para a recepção de Dom Valter, o Cardeal Dom Sérgio disse que todos aguardam ansiosamente a chegada do novo Bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Salvador e espera poder contar com ele para a formação dos atuais e futuros padres do arcebispado. “As duas Arquidioceses, a partir de hoje, se tornam ainda mais unidas como igrejas verdadeiramente irmãs, já que somos todos parte da mesma igreja que está presente no mundo inteiro”, finalizou.

A acolhida de Dom Valter, assim como a de Dom Dorival Souza Barreto Júnior, também nomeado como Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, será no dia 06 de fevereiro. Em sua nova missão, o lema episcopal “In Verbo Tuo – em atenção à Tua Palavra (Lc 5,5)” guiará o chamado do novo Bispo na primeira Diocese brasileira. “Quando eu fui chamado e nomeado Bispo, essa palavra veio forte em meu coração. Eu vou em atenção à palavra; vou pela palavra d’Ele porque ele mandou”, explicou sobre a escolha.

Devido à pandemia da Covid-19, a celebração foi restrita a familiares, alguns sacerdotes e demais convidados. Os demais fiéis puderam acompanhar a celebração por meio da página do Facebook e pela TV Objetiva de Barbacena.

* Este conteúdo foi atualizado na terça-feira (26), às 11h30.

Confira mais imagens clicando no ícone abaixo:

Agenda