sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Em celebração da Santa Missa, Arcebispo Metropolitano de Mariana comemora o dom da vida

27 de junho de 2022 Arquidiocese

Neste sábado, 25 de junho, a Arquidiocese de Mariana teve a alegria de celebrar o dom da vida do seu Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos. A Santa Missa em Ação de Graças aconteceu na Igreja Nossa Senhora dos Anjos, em Mariana (MG), às 19h.

Presidida por Dom Airton, a celebração foi concelebrada pelo Arcebispo Emérito desta Igreja Particular, Dom Geraldo Lyrio Rocha, além do Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Cônego Nedson Pereira de Assis, do Diretor de Estudos do Seminário São José, Padre Geraldo Dias Buziani, e do Diretor da Comunidade do Propedêutico, Padre Sérgio José da Silva.

Ainda, a comemoração contou também com a presença dos familiares do Dom Airton, amigos, seminaristas e fiéis que, com muita alegria e emoção, participaram dessa data.

Dom Airton ao lado da sua família

Homília

Dom Airton iniciou sua homília agradecendo os que ali estavam celebrando junto a ele o dom da sua vida. De modo especial, ele agradeceu seus familiares e também a Dom Geraldo que, segundo ele, fez questão de partilhar desta santa Eucaristia.

Ao refletir sobre as passagens bíblicas do dia, o Pastor da Arquidiocese de Mariana afirmou que “a liturgia nos surpreende”. Sobre o Evangelho, Dom Airton convidou os fiéis a pensar algumas questões importantes para seguirem o caminho do Senhor. Do mesmo modo que o profeta Elias, em uma das leituras, convida Eliseu a segui-lo, Jesus também ensina seus discípulos.

“Aquele que põe a mão no arado e olha pra traz não é digno nem está apto para o Reino de Deus! Não é para voltar atrás, não! A decisão que Nosso Senhor pede a cada um de nós é radical, no sentido que minha vida toda é colocada diante Dele, não é mais objeto da minha segurança e do meu controle”, ressaltou.

Continuando sua reflexão, Dom Airton disse que ao escolher é necessário ser firme nas decisões. “Não devemos voltar atrás, porque a felicidade está na frente; está no caminho que vamos fazer e nesse caminho a nossa vida vai adquirir cada vez mais sentido se nós colocarmos passo a passo essa compreensão da vontade de Deus para nós”, pontuou.

Para finalizar, o Arcebispo chamou a atenção para o texto do Apóstolo Paulo que, nas palavras dele, “nos é muito caro!”. “Nós somos feitos para a liberdade e não para escravidão”, lembrou Dom Airton, destacando que ser livre não é fazer o que se quer e quando se quer. “Livre é quem pode escolher e, que escolhendo, assume as responsabilidades da escolha feita. Escolher significa aceitar um caminho e negar o outro! Fiz uma escolha e agora mudo de vida e meu comportamento, meus modos de pensar, de agir, de ver as coisas se transformam”, terminou.

Homenagem

Ao final da celebração, o Arcebispo recebeu da leiga Maria Luiza uma homenagem em nome da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, pelos seus 66 anos. Confira a mensagem na íntegra:

Reverendíssimo Senhor Dom Airton, é com muita alegria que hoje reunimos em torno deste Altar e rendemos graças a Deus pelo dom de vossa vida!

“Queremos parabenizá-lo pelo vosso aniversário! Que Deus continue derramando copiosas bênçãos sobre a vida do senhor. Que a virgem da Assunção, nossa padroeira, modelo de fidelidade à vontade do pai, seja vossa medianeira das graças de Deus!

Queremos também agradecê-lo por tudo que tem feito em nossa Arquidiocese! Rogamos ao Pai e ao Espírito Santo que continue vos dando muita saúde, força, unção e sabedoria para exercer vossa missão e que muitos anos de vida sejam acrescentados para que sempre possais levar o Evangelho e o amor a todas as pessoas que encontrar!

Em nome de todos desta Paróquia, receba nosso afetuoso abraço, com votos de muita felicidade!”

Parabéns, Dom Airton!

Maria Luiza, Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG)

Além da mensagem, após a celebração os fiéis ques estavam presentes tiveram a oportunidade de parabenizar o Arcebispo.

Confira AQUI mais fotos

Veja também:

Missa marca as comemorações dos 4 anos do pastoreio de Dom Airton na Arquidiocese de Mariana

Em entrevista, Dom Airton fala sobre os quatro anos na Arquidiocese de Mariana

Agenda