quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Em Mariana, inscrições presentes em vitrais e pinturas do Seminário São José, viram pesquisa e são publicadas em catálogo

16 de dezembro de 2022 Arquidiocese

No segundo semestre deste ano, os Seminaristas do Propedêutico, do Seminário São José, em Mariana, desenvolveram um trabalho de pesquisa, análise e tradução das diversas inscrições presentes em vitrais e pinturas no prédio do Instituto de Teologia. O trabalho foi orientado pelo professor da disciplina de Latim, Monsenhor Roberto Natali Starlino.

O trabalho foi dividido em três partes: fotografia das inscrições, análise morfológica e sintática e a elaboração de um catálogo contendo as fotos e a tradução das inscrições. A primeira e a terceira parte do trabalho, que consistia em fotografar os vitrais e pinturas e elaborar um catálogo, foi desenvolvida pelos Seminaristas Caio Amora e Samir Marques. Já a segunda parte, foi desenvolvida por todos os Seminaristas da turma do Propedêutico, que conforme as orientações do Professor Mons. Roberto Natali, fizeram as análises morfológica e sintática de cada inscrição em Latim presentes no prédio do Seminário São José – Teologia.

A apresentação do catálogo foi escrita pelo Mons. Roberto Natali que destacou a importância da contemplação dos vários sinais artísticos (arquitetura, escultura, pinturas, escritos, etc.), que favorecem a experiência do encontro com Jesus Cristo e o seguimento do Mestre, casto, pobre e obediente:

Na noite em que Jesus foi entregue, para não se ausentar de nosso meio, Ele providenciou uma forma de estar realmente presente, pela memória: fazei isto em memória de mim… Fazer memória não é só lembrar o passado. É manter viva, no presente, a força de um passado que é fonte perene, nascente sagrada do rio da vida. É a esperança de um futuro pleno.

Agradeço aos artistas que nos oferecem esta obra tão linda. Trazem ao nosso presente, de modo tão belo, uma expressão do grande zelo de nossos antepassados no desempenho de sua missão eclesial.

(…)

A contemplação dos vários sinais artísticos (arquitetura, escultura, pinturas, escritos, etc.), através das modernas técnicas de comunicação, será, sem dúvida, um convite irresistível à visita presencial a este lugar. E possa este espaço continuar a cumprir o objetivo para o qual foi construído: favorecer a experiência do encontro com Jesus Cristo e o seguimento do Mestre, casto, pobre, obediente.

Depois de revisado, temos a alegria de apresentar a todos a conclusão deste importante trabalho que foi pensado e elaborado para ajudar aqueles que desejam adentrar e conhecer ainda mais, a história do Seminário de Mariana, o Seminário São José.

Confira aqui o Catálogo Inscrições do Seminário

Texto: Samir Marques

Fotos: Caio Amora e Samir Marques