terça-feira

, 07 de maio de 2024

Em missa de apresentação, Dom Valter é acolhido na Arquidiocese de São Salvador

08 de fevereiro de 2021 Arquidiocese

Aconteceu, neste sábado (06), a acolhida de Dom Valter Magno de Carvalho e Dom Dorival Souza Barreto Júnior na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia. Uma missa de apresentação, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, foi celebrada para recepcionar os novos Bispos auxiliares.

Logo no início da Celebração Eucarística, o chanceler da Arquidiocese de Salvador, padre Antônio Ademilton de Santa Bárbara, leu a Bula de Nomeação. Em seguida, o Cardeal Dom Sergio da Rocha, apresentou Dom Valter e Dom Dorival, que foram acolhidos pelos fiéis presentes com uma calorosa salva de palmas. “Sejam felizes como bispos entre nós”, destacou o cardeal.

Em nome da Arquidiocese de Salvador, as boas-vindas foram dadas pelo vigário geral, cônego Juraci Gomes de Oliveira. “Neste momento, em que os nossos corações transbordam de alegria, faço ecoar a nossa voz aos céus, para agradecer ao Papa Francisco que, por inspiração do Espírito Santo, os escolheu para servir a esta Sede Primacial do Brasil. Dom Dorival e Dom Valter, saibam que este povo baiano que hoje vos acolhe tem uma particularidade: a alegria”, disse.

Ao lado do Cardeal Dom Sergio da Rocha, Dom Dorival e Dom Valter, novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador – Foto: Cristina Silva

Durante a homilia, mais uma vez, o Cardeal acolheu os novos bispos e os agradeceu por terem aceitado a bela e exigente missão. “O bispo é chamado a ser sinal de Cristo pastor em meio ao rebanho, assemelhando-se a Ele por meio do serviço humilde e generoso e, acima de tudo, pela doação cotidiana da própria vida. O bispo é chamado a abraçar Cristo crucificado, abraçando os que estão crucificados com Cristo, em meio à provação de sofrimentos, em meio a este tempo tão difícil da pandemia”, afirmou Dom Sergio.

A missa de apresentação foi concelebrada pelo Arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino; pelo Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro; pelo bispo da Diocese de Propriá, Dom Vitor Agnaldo de Menezes; pelo bispo da Diocese de Ruy Barbosa, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, pelo bispo da Diocese de Serrinha, Dom Hélio Pereira dos Santos; e pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão. Além disso, membros do clero da Arquidiocese de Mariana também foram a Salvador prestigiar a acolhida de Dom Valter.

Bendito aquele que vem!

Dom Valter Magno de Carvalho. – Foto: Emily Lima

Após a Comunhão, Dom Dorival e Dom Valter falaram sobre a alegria na caminhada que iniciam como bispos auxiliares. “Como discípulo do Senhor, farei todo o esforço para configurar a minha vida, os meus pensamentos, palavras e gestos ao Cristo Bom Pastor. O Senhor Jesus escolheu esta terra abençoada para eu iniciar o ministério episcopal. Agradeço a eleição e a nomeação feitas pelo Papa Francisco. A ele a minha devoção e desejo sincero de colaborar para apascentar o rebanho do Senhor. Venho a esta Arquidiocese Primacial do Brasil com o coração aberto para acolher a história e a realidade eclesial, com seus encantos e certamente também os seus desafios. Desejo sinceramente me encontrar com todas as pessoas, quero me fazer próximo de todos, colocando-me à serviço”, afirmou Dom Valter sobre a sua acolhida.

Dom Dorival Souza Barreto Júnior. – Foto: Emily Lima

“Estou muito feliz de estar aqui na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor, a Sé Primacial do Brasil, para iniciar o meu ministério como bispo auxiliar. Agradeço ao Papa Francisco pela confiança em mim depositada. Manifesto ao Sumo Pontífice a minha comunhão, unidade e obediência. Obrigado, Santo Padre! Ao eminentíssimo cardeal Dom Sergio da Rocha, um agradecimento muito especial. Obrigado, Dom Sergio, por nos acolher como seus colaboradores. Muito obrigado pela acolhida fraterna e pela simplicidade. Nestes poucos dias de convivência, testemunho como tem sido importante a sua atenção, orientação e apoio, nos incentivando para que o começo da nossa missão seja um momento importante para as nossas vidas, conscientes da missão e da responsabilidade recebida, mas também momento de ação de graças e alegria em poder servir”, disse Dom Dorival, emocionado, no início da mensagem.

Primeira celebração

Já neste domingo (07), Dom Valter presidiu, pela primeira vez, como Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, a Santa Missa na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. 

Leia, aqui, a mensagem da Arquidiocese de Mariana sobre a acolhida de Dom Valter na Arquidiocese de São Salvador 

* Texto: Sara Gomes 

* Fotos: Emilly Lima e Cristina Silva

Agenda