domingo

, 14 de abril de 2024

Encontro Arquidiocesano de Liturgia reflete sobre o novo Missal Romano em sua primeira edição presencial desde o início da pandemia

03 de novembro de 2023 Arquidiocese

Meditando sobre a fé e a oração a partir da nova tradução do Missal Romano, aconteceu entre os dias 27 e 29, em Barbacena (MG), o Encontro Arquidiocesano de Liturgia. Após três anos sendo realizado on-line, devido à pandemia, o evento aconteceu presencialmente e reuniu cem pessoas de todas as cinco regiões pastorais da Arquidiocese.

Trazendo como tema, “Lex orandi, lex credendi: a oração e a fé da Igreja a partir da nova tradução do Missal Romano”, o evento foi uma oportunidade para os presentes refletir sobre a essência da fé e como ela é expressa na liturgia. Além disso, os participantes puderam ter contato e conhecer a terceira edição da tradução brasileira típica do Missal Romano, que começará a ser usada no Brasil a partir do dia 3 de dezembro.

Com início na sexta-feira, dia 27, o encontro foi aberto com a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos. Durante o evento, os presentes participaram de conferências sobre “A Lei da Oração da Igreja como determinante na oração da Fé”, ministrada pelo Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa; sobre “O sentido da Pastoral Litúrgica”, com o Padre José Geraldo de Oliveira; e “Espiritualidade e Teologia da 3° edição Típica do Missal Romano”, assessorada pelo Padre Geraldo Buziani.

Dom Airton abriu o encontro.

Ainda, o encontro contou com trabalhos em grupo para a realização do Laboratório Litúrgico, apresentações e a realização da plenária.

Após três dias intensos de reflexão e aprofundamento sobre como a liturgia molda e sustenta a fé, o evento foi concluído com a celebração eucarística presidida pelo Assessor Arquidiocesano da Dimensão Litúrgica, Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, e concelebrada pelo Assessor da Dimensão Litúrgica na Região Centro, Padre Daniel Junior. Na ocasião, foi rezada a primeira missa pública na Arquidiocese de Mariana utilizando o novo Missal Romano.

Para o Assessor Arquidiocesano da Dimensão Litúrgica, esse encontro é sempre um acontecimento importante na Igreja Particular de Mariana. “Cada edição é uma oportunidade de aprofundarmos temas pertinentes para a reflexão e aplicação em cada uma de nossas comunidades. Este ano não foi diferente: com o eminente uso da terceira edição típica do Missal Romano em língua portuguesa, pudemos estudar a sua história, teologia, espiritualidade, bem como elementos práticos do seu uso. Com a intenção de ser um momento a ser replicado, temos esperança de que chegará a muitos o conteúdo tão bem aprofundado nestes dias”, afirmou.

Segundo o sacerdote, o material utilizado durante o Encontro será disponibilizado às paróquias. “Todas as paróquias receberão por e-mail, por meio do Centro Arquidiocesano de Pastoral, os slides e algumas referências de textos para a aplicação do material em formações paroquiais”, informou Padre Leonardo.

Padre Geraldo Buziani apresentou a nova edição do Missal Romano aos presentes.

Participantes avaliam o encontro

Com a presença expressiva de todas as regiões pastorais da Arquidiocese, os participantes compartilharam suas opiniões sobre o Encontro Arquidiocesano de Liturgia.

Para Lidiane Aparecida dos Santos Pascoal, da Paróquia São Vicente de Paulo, em Santa Bárbara (MG), o encontro foi enriquecedor e de muito aprendizado, comprometendo-se a repassar à sua comunidade os ensinamentos adquiridos “para uma caminhada de fé, de esperança e em missão”.

Na avaliação de Maria Helena Meira do Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Barbacena (MG), o encontro proporcionou uma interação e comprometimento com a Igreja e com os ensinamentos de Jesus. De acordo com ela, o encontro despertou às paróquias para poderem celebrar não só o Dia do Senhor, mas também as semanais.

“Todas as celebrações merecem a mesma dedicação e o carinho”, defendeu. “Quando celebramos, independente do dia, celebramos a Páscoa do Senhor. Esse encontro foi muito preciso e enriquecedor para a nossa vida e também para nossa missão”, ressaltou Maria Helena.

Participando pela primeira vez do Encontro Arquidiocesano de Liturgia, Diego Walafy Henriques de Paiva, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Capela Nova (MG), descreveu sua alegria em ter estado presente nesse momento de formação e partilha.

“Além de todo o Encontro e atividades, foi muito bom poder ter a oportunidade de ter esse contato com várias pessoas de nossa amada Arquidiocese, fazer novas amizades, trocar experiências, rever amigos. […] Particularmente, para mim, é sem sempre bom participar das formações que nossa Arquidiocese e região oferece. Foi e será de grande ajuda para o trabalho das Equipes de liturgia das nossas paróquias”, pontuou Diego.

Quem também destacou a convivência com os fiéis de outras paróquias como um ponto positivo do encontro foi Valter Vieira Júnior, da Paróquia São Sebastião, em Raul Soares (MG). “Momento rico, de muita partilha dos formadores, dos palestrantes, mas também de convivência entre todos da Arquidiocese”, comentou.

Conforme Valter, essa proximidade é importante em dois aspectos: saber como e com quem está sendo feita a caminhada. “Como estamos andando, no sentido da unidade, e com quem estamos andando porque a solução do problema do outro pode ser a solução para o meu problema também. Então, por meio da partilha, da conversa, a gente consegue entender e aprender cada dia um pouquinho mais”, frisou.

Na avaliação de Rafael Júnior Ramos de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto Firme (MG), o Encontro de Liturgia foi como um retiro, pois o levou a rezar e fez com que ele crescesse na sua fé. Para ele, é importante realizar momentos de formação como esse, pois, “aprender sobre a Liturgia, nos leva a participar melhor da Santa Missa e adquirir mais respeito [ao que está sendo celebrado]”, analisou.

A primeira missa pública na Arquidiocese de Mariana utilizando o novo Missal foi realizada durante o encontro.

Com a colaboração de Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Victor Souza 

Veja também:

Novo Missal Romano já está disponível na Arquidiocese

Agenda