sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe oferece fóruns temáticos para a participação

26 de junho de 2021 Igreja no Brasil

A organização da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe ofereceu mais uma modalidade de escuta na preparação para este evento continental da Igreja. Dentro do site da assembleia, foi montada uma estrutura de fóruns temáticos para que haja “maior liberdade de expressão e troca de ideias” dos participantes. É necessário fazer um rápido cadastro na plataforma.

De acordo com a organização, o mais interessante dessa ferramenta é a possibilidade de dar contribuições de forma assíncrona, ou seja, não são reuniões simultâneas, mas cada participante poderá gravar suas respostas a qualquer momento.

Nos fóruns, são apresentados vários temas relacionados com a realidade da Igreja do continente: migrantes, educação, pandemia, clericalismo, Economia de Francisco, cultura do cuidado, proteção dos menores, ecologia integral, entre outros.

Esses tópicos podem ser encontrados no Documento para o Caminho (de forma ampliada ou também simplificados na Versão Popular), ambos os documentos podem ser baixados no site da Assembleia https://asambleaeclesial.lat/escucha/.

Criar um tópico próprio

Outra novidade do fórum temático é a possibilidade de o participante ou os grupos eclesiais poderem criar o seu próprio tema na plataforma. Para fazer isso, é preciso preencher o campo “Deseja propor um novo fórum?”. Haverá um moderador e o usuário deve seguir as instruções para configurar um fórum temático.

Além disso, os fóruns podem ser realizados de forma simultânea, por meio de reuniões virtuais, ou presencialmente, com a observação das medidas de biossegurança. Os participantes escolherão um moderador e um relator que coletarão as intervenções. A seguir, farão o upload do documento discutido e aprovado na plataforma.

Em caso de dúvidas, está disponível o e-mail escucha@asambleaeclesial.lat ou o contato de Whatsapp e Telegram para o +56 9 3009 4788

Saiba mais sobre os fóruns temáticos no vídeo abaixo:

Texto e imagem: CNBB

Veja também:

CNBB apresenta a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Comissão Nacional de Animação planeja o processo de escuta, no Brasil, da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Etapa de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe é prolongada até 30 de agosto

Vídeo explica os quatro passos para participar do processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Agenda