sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Espaço Memória, em comemoração aos 15 anos da Conferência de Aparecida, é inaugurado no Santuário Nacional

13 de maio de 2022 Igreja no Brasil

No contexto dos eventos de comemoração dos 15 anos da Conferência de Aparecida, programados para esta semana no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, nesta quinta-feira, (12), foram realizados dois momentos de celebração e memória: a inauguração do Espaço Memória, às 16h, e a meditação do Terço, às 19h. Membros da Presidência da CNBB, o presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e assessores das duas entidades participam dos dois momentos.

Presidente da CNBB abençoa o espaço | Foto: Manuela Castro – Ascom CNBB

Espaço Memória – um espaço para reavivar a Conferência de Aparecida

Crédito: Manuela Castro/CNBB

O Espaço Memória abriga uma exposição com cerca de 70 fotografias, no piso principal do Santuário, que fazem memória da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, mas também de outras imagens e objetos que retratam a história das Conferências Episcopais Latino-Americanas: desde a do Rio de Janeiro, em 1955, passando por Medellín, Puebla e Santo Domingo.

“Esse Espaço Memória não é apenas uma memória de um fato do passado, mas sim para reavivarmos os nossos corações como um grande desejo do Papa Francisco, a força espiritual e missionária da Conferência de Aparecida, consignada no documento de Aparecida’, afirmou o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor de Oliveira Azevedo, na cerimônia de inauguração.

Crédito: Pe. Patriky Batista/CNBB

Segundo o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, a ideia da exposição é trazer os temas principais, o momento eclesial que vive cada setor, os principais protagonistas, “mostrando sempre a beleza da Conferência Episcopal Latino-Americana e Caribenha como força da Igreja, como força do Evangelho, como força de vida”.

“Nós preparamos vários temas ilustrativos para marcar o trabalho de cada uma dessas Conferências, com suas preocupações fundamentais, com seus agentes mais definidos”, explica o padre.

O Espaço Memória ficará montado pelo período de dois meses, prazo no qual todos os que visitam o Santuário poderão contemplá-lo. “É possível visitar a exposição com calma, com tranquilidade, seguindo apenas o horário normal do Santuário”.

“Esse Espaço Memória mostra a vitalidade da Igreja no Brasil, a vitalidade da Igreja Latino-Americana e Caribenha e com certeza todos esses processos eclesiais importantes na vida da Igreja são sempre em função do povo de Deus, estão a serviço do povo de Deus, que é quem está de fato no coração de Jesus, em seu Evangelho”, finalizou o padre Eduardo.

Terço

Já à noite, às 19h, teve início a reza do Terço em celebração aos 15 anos da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribe. Presidido pelo arcebispo de São Paulo e primeiro vice-presidente do Celam, cardeal Odilo Scherer, o Rosário foi conduzido pela presidência e assessores da CNBB que juntos meditaram os mistérios do Santo Rosário, intercalando com cantos, textos bíblicos e reflexões do Documento de Aparecida. O momento de oração foi acompanhado pelos fiéis e pelos mais de 500 sacerdotes que estão participando do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, a Vida Religiosa e leigos e leigas.  Saiba mais aqui

Texto: CNBB

Veja Também:

CNBB celebra os 15 anos da Conferência de Aparecida com série de atividades

Agenda