sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Expressões Juvenis da Região Mariana Sul se reúnem em Barbacena

13 de julho de 2022 Arquidiocese

No último sábado, 09 de julho, a Região Mariana Sul recebeu o Assessor Arquidiocesano da Equipe de Animação Juvenil, Padre Rodrigo Artur Medeiros da Silva, para um encontro com lideranças juvenis regionais. A reunião aconteceu Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG).

Com a proposta de unir representantes da Pastoral da Juventude (PJ) e todos os movimentos juvenis existentes na Região Mariana Sul, o encontro revelou a necessidade quanto a representatividade nas foranias, baseado em cada jovem de cada paróquia que esteve presente. Além disso, os jovens demonstraram como estão os trabalhos em cada paróquia e quais as que ainda não têm representações da juventude, traçando planos para iniciar esse trabalho, pautando-se na união de todo o grupo.

Para Padre Rodrigo, a reunião foi muito proveitosa. “Eu fiquei bem impressionado com esse encontro porque os jovens não apenas compareceram, mas falaram de maneira muito lúcida sobre a realidade das expressões juvenis nas foranias. Citaram as paróquias que contam com essas representações da juventude, a realidade de trabalho de cada uma, citaram as que não têm e até traçaram metas para ajudar as que não têm, a ter. Foi muito bacana e eu espero que essa reunião produza frutos a mais”, definiu.

Ainda de acordo com o sacerdote, à ocasião, foi eleito um representante da Forania de Barbacena, o jovem Euller, para compor a Equipe Arquidiocesana de Animação Juvenil, além de Bruno Fernando Sousa Queiroz, da Forania de Carandaí, com a possibilidade de acrescentar mais um jovem. Já as Foranias de Alto Rio Doce e Rio Pomba resolveram fortalecer primeiro as bases juvenis para depois indicar um representante para somar à Equipe Arquidiocesana. “Decisão que comprova a maturidade dos jovens presentes”, pontuou Padre Rodrigo.

Por sua vez, o representante da Forania de Carandaí, avaliou que a reunião aconteceu de forma tranquila. “Foi um momento importante para a juventude de toda região, uma vez que os jovens trouxeram diversas realidades diferentes como a Pastoral da Juventude, o Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Encontro dos Jovens com Cristo (EJC) e outros movimentos. Assim, todos puderam partilhar sobre as suas dificuldades enfrentadas, servindo de apoio um para o outro. Esse apoio mostra que não estamos sozinhos e motiva todos a continuarem a caminhada em conjunto, respeitando cada movimento ou pastoral”, disse.

 

Para a jovem Nayara Oliveira de Almeida, representante da Paróquia de São Sebastião, em Barbacena, “o encontro foi muito bom. Conseguimos ver que os problemas enfrentados não só na nossa paróquia, mas de todas da região. A pandemia prejudicou bastante os trabalhos, mas estamos voltando”.

Destacamos a vontade de se iniciar trabalhos na Forania de Rio Pomba, o jovem Vitor da Costa Marcelino contou que foi preciso sair da cidade de Rio Pomba (MG) às 02h35 para estar presente no encontro às 08h30. Segundo ele, “o sacrifício de Jesus foi maior. Vale a pena”, enfatizou.

São os jovens se unindo, com o apoio do Padre Rodrigo, nesta retomada de trabalhos, já que alguns foram paralisados na pandemia, buscando se unir e demonstrar a importância do trabalho da Juventude nas paróquias e Foranias.

Conhecer as realidades

Com o objetivo de conhecer as realidades das expressões juvenis nas regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana, o Padre Rodrigo tem se reunido com as representações regionais. Até o momento, já foram realizados encontros nas regiões Norte, Oeste e Sul. Veja como foi na Região Mariana Oeste AQUI

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Bruno Fernando Sousa Queiroz 

Agenda