Estão abertas as inscrições para o 22° Simpósio Filosófico-teológico que será realizado entre os dias 21 e 23 de maio, em Mariana (MG).
Organizado pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto de Teologia São José (ITSJ), ambos pertencentes à Arquidiocese de Mariana, o evento lança luz sobre o tema “280 anos de criação da Arquidiocese de Mariana, bens-culturais da Igreja – salvaguarda, conservação e proteção”.
O Simpósio pretende fazer um resgate histórico-cultural da importância dos bens culturais da Arquidiocese de Mariana, bem como despertar para ações de salvaguarda, conservação, proteção e promoção dos bens culturais da Igreja. Trata-se de um patrimônio com imensa riqueza, não somente para Minas Gerais, mas para toda a Igreja do Brasil, em suas distintas expressões histórica, artística, cultural e, sobretudo, religiosa.
“A Arquidiocese de Mariana é detentora de muitas edificações históricas, imagens sacras e objetos litúrgicos de valor cultural que remetem ao período colonial e necessitam de constante cuidado. Nesse sentido, as ações de conservação preventiva surgem como um instrumento viável para a preservação dos bens, minimizando a necessidade de intervenções drásticas de restauração”, disse a organização.
O evento ocorrerá nos auditórios dos seminários de Teologia e de Filosofia e você pode fazer a sua inscrição através dos seguintes canais:
Clique aqui e preencha o formulário
Para mais informações, entre em contato:
Telefone e WhatsApp: (31) 9 8303-4614
E-mail: secretaria@faculdadedomluciano.com.br
DIA 21 – QUARTA-FEIRA
Local: Salão Teológico do Seminário de Teologia São José – R. Cônego Amando, 57 – Mariana, MG
19h00 – Recepção e Credenciamento dos participantes
19h30: Solenidade de Abertura Arcebispo Metropolitano de Mariana: Dom Airton José dos Santos e autoridades presentes
DIA 22 – QUINTA-FEIRA
Local: Auditório Dom Oscar da Faculdade Dom Luciano Mendes – Av. Geraldo Gonçalves da Cunha, 21, São José – Mariana, MG
8h30 Workshop – O ensino e a prática da conservação e restauro do Patrimônio Histórico Cultural – Equipe Técnica do Laboratório de Conservação e Restauração (LABCOR/FAOP)
14h30 Painel I – Videoconferência – A Pastoral da Cultura, Comissão de Bens Culturais, Gestão Integrada dos Bens Culturais da Igreja a partir do Inventário – Pe. Luciano da Silva Roberto (CNBB) e Dr. Rafael Azevedo Fontenelle Gomes (IPHAN/CNBB)
16h – intervalo 16h30 Conferência – A Paisagem Cultural como instrumento de gestão e promoção do patrimônio cultural em Minas Gerais – Dr. João Paulo Martins (IEPHA)
19h30 Videoconferência – Conservação Preventiva do Patrimônio Sacro: metodologia, estratégias e experiências – Prof. Dr. Marcos Tognon (UNICAMP)
Baixe aqui a programação
DIA 23 – SEXTA-FEIRA
Local: Salão Teológico do Seminário de Teologia São José – R. Cônego Amando, 57 – Mariana, MG
8h30 Conferência – Conservação Preventiva e análise de riscos – Prof. Dr. Willi de Barros (UFMG)
10h – intervalo
10h15 Painel II – Da prática a realidade das Paróquias Mediação: Carlos José Aparecido de Oliveira (Diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto) – Efraim Rocha – Coordenação de Patrimônio da Arquidiocese – Pe. Jean Lúcio de Souza – Comissão de Bens Culturais – Marcos Eduardo Batista – Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, e Presidente do COMPAT de Mariana
14h30 Painel III – A necessidade de preservação do patrimônio cultural da Arquidiocese de Mariana e seus impactos nas cidades Mediação: Sandra Fosque (Arquiteta Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural) – André Henrique Macieira – Coordenador Técnico da Superintendência Regional do IPHAN/MG – Hugo Mateus Gonçalves Rocha – Gerente de Articulação com os Municípios (IEPHA) – Maria Letícia Ticle – Supervisora Técnica de Patrimônio Cultural da Plataforma Semente (CeMAIS) – Regis Eduardo Martins – Coordenador do Curso de Tecnologia em Conservação e Restauração (IFMG)
16h – intervalo
16h30 Apresentação do Projeto do Manual de Conservação Preventiva dos Bens Culturais da Arquidiocese de Mariana – Sandra Fosque e Pe. Edvaldo Antonio de Melo (FDLM), com a participação de Rafael César da Cruz e Sandra Godoy (Práxis – Conservação e Restauração)
17h – Encerramento
Baixe aqui a programação, em PDF
Abaixo segue a programação completa:
Programação do Evento. Imagem: divulgação