A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), da Arquidiocese de Mariana, festejou nesta quinta-feira, 12 de setembro, 21 anos de fundação.
Vinculada à história do Seminário São José, considerado a primeira instituição de ensino e educação em Minas Gerais, a FDLM ampliou o campo de atuação da Arquidiocese, favorecendo a formação da juventude numa perspectiva ético-cristã.
“É uma das filhas mais novas de nossa Arquidiocese de Mariana enquanto lugar privilegiado de ensino”, comenta o Diretor-Geral da FDLM, Padre Euder Canuto.
A instituição foi fundada por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), em 12 de setembro de 2003, com o nome de Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM). Na mesma data, foi autorizada a criação do bacharelado em Filosofia, seu primeiro curso.
O objetivo do então Arcebispo Metropolitano de Mariana era garantir que os jovens, que ao concluírem a Etapa da Filosofia e deixaram o Seminário São José, um diploma certificando que cursaram o Ensino Superior. As atividades acadêmicas começaram em janeiro de 2004, quando aconteceu o primeiro processo seletivo do curso de Filosofia.
Um dos jovens que prestou o vestibular nessa época foi Padre Euder Canuto, professor e diretor-geral da FDLM. “Hoje, deve-se ressaltar que, embora seja uma faculdade pequena, trata-se de uma unidade de ensino superior séria, que goza de credibilidade e de boa avaliação junto aos órgãos competentes”, afirma.
“Resta-nos, pois, ao celebrar essa data importante, agradecer também a todos os que acreditam nessa causa e a ela aderem, seja como seus colaboradores, ingressando em nossos cursos, divulgando-os, ou se somando às suas diversas iniciativas, renovando sempre a esperança de um futuro promissor fundado em alicerces seguros”, reforça Padre Euder.
A Faculdade Dom Luciano Mendes é parte da história quase que tricentenária da Arquidiocese de Mariana. Em 2025, esta Igreja Particular celebrará 280 anos de sua criação. As festividades relativas à data foram abertas no último mês, em 26 de agosto, durante a VII Semana Acadêmica da instituição.
Para o Diretor-Acadêmico da FDLM, Padre Edvaldo Antônio de Melo, “é uma alegria poder comemorar a abertura dos 280 anos da Criação da Diocese de Mariana, procurando manter viva a memória que é a nossa história”.
Texto: Com informações da Faculdade Dom Luciano Mendes
Fotos: Pe. Edvaldo Antonio de Melo