sábado

, 27 de abril de 2024

FDLM lança revista comemorativa sobre os 30 anos da Comunidade da Figueira

19 de agosto de 2021 Arquidiocese

Em comemoração pelos 30 anos da Comunidade da Figueira, localizada em Mariana (MG), a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), da Arquidiocese de Mariana, lançará neste sábado, 21 de agosto, uma revista sobre a instituição. A iniciativa é baseada em um projeto de extensão desenvolvido pelos estudantes do 4º período do curso de Filosofia da FDLM na instituição.

Diante das dificuldades impostas pela pandemia e sem poder realizar as atividades do projeto de extensão de forma presencial, os discentes elaboraram um subprojeto com o tema “Filosofia e Figueira: união do saberes filosófico e social que se complementam”. Os objetivos eram otimizar o tempo enquanto estavam em casa, cultivar o vínculo de contato com a história da comunidade e exercitar o conhecimento através de pesquisas, laboratórios e exposição de materiais diversos que foram úteis para a elaboração da revista, tendo como destaque a “Identidade, Memória e Testemunho” dessa instituição em todos os seus campos de atuação.

Para isso, buscou-se na internet, notícias, artigos, depoimentos, fotos, vídeos, dados cronológicos, fatos em destaque e personalidades importantes que contribuíram ao longo dos 30 anos da Comunidade da Figueira. A partir do material pesquisado, foram produzidos textos base, fundamentais para a produção final da revista. Ao se referir às temáticas “Identidade, Memória e Testemunho”, os discentes propuseram conhecer a origem, os gostos, as dificuldades, os sentimentos e as pessoas da instituição.

Sobre a Comunidade Figueira

Criada em 1990 por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, a Comunidade da Figueira é uma instituição pertencente à Fundação Marianense de Educação que tem como objetivo o acolhimento, de forma integral, à pessoa com deficiência. Para isso, a instituição oferece atividades que estimulam os aspectos cognitivos, motores e afetivos, como também assistência especializada como nas áreas de psicologia, fisioterapia, clínica geral e enfermagem. Saiba mais aqui

Lançamento

O lançamento, que é parte da programação da IV Semana Dom Luciano e do II Seminário Internacional de Filosofia e Saúde, acontecerá neste sábado, 21 de agosto, às 16h, por meio de uma live transmitida pelo canal do YouTube da FDLM e da Domus ASF.

A revista impressa está disponível para venda no valor de R$ 15,00 na Comunidade da Figueira. Todo o valor arrecadado será revertido em recursos para a instituição. Interessados em adquirir exemplares da publicação deverão entrar em contato com a Comunidade da Figueira de 8h às 11h e de 13h às 16h no endereço Rua Cônego Amando, n° 278, em Mariana (MG), ou pelo e-mail: comunidade.figueira@yahoo.com.br.

Ajude a figueira

Fundação Marianense de Educação
Comunidade da Figueira
CNPJ: 22.390.686/0003-79
Banco: Sicoob
Agência: 4108-4
Conta Corrente: 25.910-1

Serviço:

Quando: sábado, 21 de agosto
Horário: 16h
Acompanhe em: https://youtu.be/-zJWJVBZUvw

 

 

Texto: Com informações da FDLM e da Comunidade da Figueira

Imagem: FDLM

Veja também: 

FDLM promoverá II Seminário Internacional de Filosofia e Saúde

Agenda