domingo

, 07 de agosto de 2022

FDLM oferece curso de Introdução à Psicopatologia para formadores

06 de junho de 2022 Arquidiocese

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) está promovendo, entre os meses de março e junho de 2022, o curso de Introdução à Psicopatologia para formadores e formadoras. O público-alvo são sacerdotes, diáconos e religiosos(as) que exercem a função de formadores em suas dioceses, congregações e ordens religiosas, em diferentes regiões do Brasil.

O curso tem por objetivo cumprir uma orientação da Igreja, expressa em alguns dos documentos mais relevantes sobre a formação ao sacerdócio e à vida consagrada, segundo a qual “cada formador tenha a sensibilidade e a preparação psicológica adequadas para estar, tanto quanto possível, em grau de perceber as reais motivações do candidato, de discernir os obstáculos na integração entre a maturidade humana e cristã e as eventuais psicopatologias”, pontua trecho das orientações para Utilização das Competências Psicológicas na Admissão e na Formação dos Candidatos ao Sacerdócio, n. 4.

O curso aborda os conteúdos mais relevantes de psicopatologia, tendo como referência o “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais” (DSM-5). Já o responsável pela docência é o Diretor Geral da FDLM, bacharel e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália), Padre José Carlos dos Santos.

Segundo Padre José Carlos, a motivação para a criação do curso foi o contato com formadores e formadoras, ao longo de vários anos de assessoria, em Seminários e casas de formação pelo Brasil. Há vários cursos para formadores sendo oferecidos, mas em quase todos eles são inexistentes ou muito escassos conteúdos de psicopatologia.

A experiência tem sido avaliada como muito positiva. A primeira turma conta com mais de 40 inscritos, havendo a possibilidade de constituição de novas turmas.

Saiba mais sobre o curso AQUI 

Texto e imagem: Cassiano Lima

Veja também:

Estão abertas as inscrições para a pós graduação em História da Arte Sacra na FDLM

Faculdade Dom Luciano Mendes retoma seus projetos de extensão

Agenda