sábado

, 20 de abril de 2024

Fé e emoção marcam festa de São Sebastião em paróquias e comunidades da Arquidiocese de Mariana

26 de janeiro de 2022 Arquidiocese

Foto da capa: Rui Souza

Fé e emoção marcam as celebrações da memória litúrgica de São Sebastião. Padroeiro de 15 paróquias e uma Quase-Paróquia da Arquidiocese de Mariana, o santo é mártir da Igreja Católica e considerado protetor contra os males que podem assolar a existência humana como a peste, a fome e a guerra.

Veja como foi as celebrações em algumas paróquias e comunidades desta Igreja Particular:

Itabirito (MG)

Foto: Pascom da Paróquia de São Sebastião, em Itabirito (MG)

Em Itabirito (MG), na Paróquia São Sebastião, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu a missa festiva em honra ao padroeiro às 7h. Durante a sua homilia, Dom Airton deixou aos fiéis uma mensagem de paz e conforto após fortes chuvas terem atingido a cidade no início de janeiro.

Barbacena  (MG)

Foto: Pascom Paróquia de São Sebastião, em Barbacena

Dom Airton também esteve presente no encerramento das festividades em honra ao santo realizadas pela Paróquia São Sebastião, em Barbacena (MG). No dia 20, ele presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo pároco, Cônego Luiz Carlos Carneiro, pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Monsenhor Danival Milagres, e pelo padre Arlindo. Ainda, estavam presentes os diáconos Armando e Walmik.

Em sua reflexão, Dom Airton ressaltou que os cristãos deveriam buscar cada dia imitar São Sebastião em sua coragem e altivez, diante de todas as perseguições, testemunhando a sua fé inabalável para que, assim, sejamos capazes de compreender a grandeza de Deus.

O encerramento foi marcado com o canto Te Deum em ação de graças.

Alfredo Vasconcelos (MG)

Foto: Leandro Reis

Em Alfredo Vasconcelos (MG), os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário prestaram suas homenagens ao Mártir São Sebastião entre os dias 20 a 23 de janeiro. Nas festividades aconteceram o tríduo preparatório com oração do terço, seguida de celebração eucarística com a participação dos movimentos da paróquia. No dia festivo, além da Santa Missa, houve o tradicional leilão de animais e prendas em benefício da festa. Saiba mais AQUI

Ponte Nova (MG)

Foto: Igor Brasileiro

Com o tema “Recordar, celebrar e comprometer-se com a missão”, a Paróquia de São Sebastião, em Ponte Nova (MG), celebrou entre os dias 11 a 20 de janeiro o novenário e a festa de seu padroeiro, São Sebastião. Neste ano, de forma especial, a paróquia festeja 190 anos de sua instalação canônica, a ser comemorado no dia 14 de julho. 

“Louvamos a Deus o venturoso dia em que a semente foi plantada neste solo sagrado, e que sob o patrocínio de São Sebastião, germinou e transformou-se nesta árvore frondosa pela qual hoje a comunidade se reúne para recordar e agradecer a Deus pelos frutos colhidos em seus quase 190 anos de história, e elevamos uma prece especial aos céus para que sejamos cumulados do Santo Espírito de Deus para sermos, hoje, continuadores desta história”, comentou o paroquiano Antônio Ferreira sobre as comemorações.

Foto: Paróquia São Pedro, em Ponte Nova (MG)

Já na Paróquia de São Pedro, também na cidade, a Comunidade São Sebastião no Vale Azul celebrou com alegria e fé a festa de seu padroeiro, São Sebastião. A festa foi realizada no último domingo, 23 de janeiro. Na preparação para a festividade foi rezado o Ofício Divino das Comunidades e também houve um momento forte de procissão e adoração ao Santíssimo.

Viçosa (MG)

Foto: Pascom Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG)

Em Viçosa (MG), a Comunidade de São Sebastião da Paróquia São João Batista encerrou as celebrações em honra do seu padroeiro no último dia 20 de janeiro. À ocasião, foram celebradas missas às 9h30 e às 19h pelo pároco, padre Geraldo Martins, que abençoou o sal distribuído aos fiéis presentes no fim de cada celebração.

 Mariana (MG)

Foto: Rui Souza

A Comunidade de São Sebastião no distrito marianense de Bandeirantes também celebrou no último dia 20 de janeiro o seu padroeiro. Além da santa missa, foi realizada uma procissão com a imagem do santo e mártir da Igreja Católica pelas ruas do distrito. Vale ressaltar que na véspera da festa do padroeiro, a Arquidiocese de Mariana firmou contrato com a Empresa “Matrix – Arte, Cantaria e Restauração” para a execução das obras de reforma da Igreja Matriz da comunidade. Saiba mais AQUI

Foto: Pascom

Já no distrito de Passagem de Mariana, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória também festejou São Sebastião. A programação, que foi organizada em conjunto com a Sociedade Musical São Sebastião, aconteceu entre os dias 20 e 23 de janeiro.

Congonhas (MG)

Em Congonhas (MG), a Comunidade Centro da Paróquia de São José Operário celebrou entre os dias 20 e 23 de janeiro a festa em honra a São Sebastião. O primeiro dia das celebrações teve a participação da Folia de Reis da comunidade. 

Com informações de Antônio Ferreira, Débora, Eliane Martin, Leandro Reis, Marcelle, Paróquia de São Pedro, Paróquia São João Batista, Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Veja também:

Alfredo Vasconcelos celebra festividades em honra a São Sebastião

Arquidiocese de Mariana firma contrato para obras de reformas da Igreja Matriz de Bandeirantes

Agenda