terça-feira

, 23 de abril de 2024

Fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, visitam à Capela da Beata Isabel Cristina

22 de agosto de 2023

No último sábado, 19 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), realizou sua primeira peregrinação à Capela da Beata Isabel Cristina, em Barbacena (MG).

Na oportunidade, três caravanas estiveram presentes, sendo integrada por paroquianos, religiosas do Instituto Bom Conselho, que residem em Ouro Preto, e o seminarista Kleiton Paschoal.

Com uma boa representação dos fiéis das comunidades da paróquia, os padres Adilson Luiz Umbelino Couto e Wesley Pires dos Santos, pároco e vigário paroquial, respectivamente, celebraram a missa às 10h no templo dedicado à Virgem e Mártir mineira.

Na homilia, Padre Adilson mencionou a emoção de celebrar naquela Capela, onde foi capelão no tempo que morava em Barbacena, e agora dedicada à Beata Isabel Cristina, a primeira da Arquidiocese.

Em seguida, o Pároco de Nossa Senhora da Piedade, Monsenhor Danival Milagres Coelho, acolheu os presentes e apresentou-os a história da Beata Isabel Cristina, convidando para a visita ao memorial. Os fiéis tiveram a oportunidade de conhecer o memorial que apresenta a trajetória da infância até o martírio da jovem barbacenense.

A paroquiana Maria do Carmo Barros descreveu como foi participar desse momento:

“A nossa satisfação e realização ultrapassou a nossa expectativa em relação a nossa peregrinação, participando da Missa na capela dedicada à Beata Isabel Cristina. Ficamos maravilhados, primeiro conhecendo melhor a história de nossa Beata: quanta dedicação, quanta espiritualidade, quanto amor a Deus e quanta disponibilidade para ajudar os irmãos. E, agora, quanto trabalho de oração, de pesquisa e de obras, para divulgarem, merecidamente, a vida da primeira Beata de nossa Arquidiocese. Foi emocionante e voltamos com nossa fé robustecida pela veneração à nossa Beata e, num futuro muito breve, nossa santa”, disse.

Para a paroquiana Geralda Gomes, a visita foi repleta de emoção: “Momento de forte emoção naquele momento que eu vi a urna com os restos mortais da Beata Isabel Cristina. Pensei quanto sofrimento que esta jovem sofreu. [Ela] é um exemplo para nós, que muitas vezes não aceitamos um pouquinho de sofrimento. Ela, que dedicou a sua vida na oração, sendo vicentina, não media esforços para ajudar os mais necessitados.  Beata Isabel Cristina santificou em conservar a pureza do seu corpo, mesmo diante do sofrimento. Imitemos o exemplo desta santa. Que ela interceda por nós e por toda juventude”, afirmou.

Primeira festa da Beata

Tem início nesta quarta-feira, 23 de agosto, a primeira festa da Beata Isabel Cristina. A programação contempla a novena e a Celebração Eucarística todos os dias, até 1º de setembro, na Capela que será dedicada à Virgem e Mártir. Baixe aqui a programação completa

Saiba mais em: arqmariana.com.br/noticia/festa-em-honra-a-beata-isabel-cristina-sera-celebrada-pela-primeira-vez/

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG)

Agenda

VEJA TAMBÉM