segunda-feira

, 04 de março de 2024

Forania de Barbacena recebe formação sobre o PAE e encaminha as orientações para a 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

16 de maio de 2023 Arquidiocese

Conforme previsto em calendário regional, a Forania de Barbacena esteve reunida no dia 06 de maio no Centro de Pastoral da Região Mariana Sul, em Barbacena (MG). O encontro reuniu padres, leigos coordenadores paroquiais e coordenadores de pastorais, sob a condução do Vigário Forâneo, Padre Lucas Germano.

Na pauta, assuntos relativos à formação regional sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e estudo das orientações para a 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro. O material, enviado para estudo nas comunidades paroquiais, foi debatido na reunião e distribuído para envio para todas as paróquias da Forania pelos padres presentes.

Esteve presente também auxiliando Padre Lucas nas explicações e partilhas, a Irmã Arlene Simões, representante da Equipe Técnica Regional e Assessora da Dimensão Sociopolítica da Região, que fez uma breve apresentação sobre o PAE para nivelar todos os presentes com os atuais assuntos arquidiocesanos.

Os presentes puderam também apresentar suas dúvidas e sugestões com relação a pastorais/movimentos na Forania, além de sugestões para fortalecimento dos trabalhos. A Coordenadora Regional da Pastoral da Saúde, Maria Aparecida Mendes, foi convidada por padre Lucas Germano a participar desta reunião, com objetivo de se apresentar como coordenadora da pastoral, além de levantar a proposta de implantação em outras paróquias da forania.

Atualmente, a Pastoral da Saúde está presente em quatro paróquias da Região Sul, todas da Forania de Barbacena. Segundo a coordenação, a intenção é participar de reuniões do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) das paróquias que autorizarem, mostrando o trabalho da pastoral para um possível trabalho em cada uma delas.

“Das palavras fortes que iluminaram a nossa reunião destaco duas: comunhão e participação. Os párocos, os coordenadores (as) paróquias e de pastorais/movimentos, tivemos a oportunidade de, mais uma vez, refletirmos alguns aspectos do PAE, preparando-nos assim para a Assembleia Arquidiocesana. A partilha das experiências advindas da escuta para o Sínodo chama nossa atenção para respostas tão necessárias para nosso tempo.

Creio que nossa resposta virá com a ativa Participação no processo evangelizador que congrega os irmãos e irmãs na fé. O compromisso que assumimos é de levar às nossas comunidades o material preparatório para a próxima Assembleia e isso já nos ajuda a escutar o que o Espírito diz, reavivando nosso compromisso cristão”, destacou Padre Lucas Germano sobre importância do encontro.

Texto e fotos Ana Paula Mendes dos Santos

Veja também:

Arquidiocese de Mariana inicia sua caminhada rumo à 30ª Assembleia de Pastoral e disponibiliza subsídio de reflexão para as comunidades

Agenda