terça-feira

, 28 de maio de 2024

Arquidiocese de Mariana inicia sua caminhada rumo à 30ª Assembleia de Pastoral e disponibiliza subsídio de reflexão para as comunidades

04 de maio de 2023 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana inicia, neste mês de maio, a caminhada em direção à 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a ser realizada nos dias 22 e 23 de setembro. Com o tema “Reavivar as comunidades na comunhão e participação” e o lema “Ouça o que o espírito diz às Igrejas” (Ap. 3,22), o evento eclesial tem objetivo pensar em mecanismos para revitalizar as comunidades.

Inspirada pelo Sínodo 2021-2024, a Assembleia seguirá uma metodologia que possibilitará a participação em quatro instâncias: comunitária, paroquial, regional e arquidiocesana.

Nessa primeira etapa, a Arquidiocese de Mariana deseja escutar às comunidades sobre as suas realidades. Para isso, conforme deliberado pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), em reunião no dia 24 de fevereiro, um material foi elaborado pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral para ser estudado.

“Esse roteiro, essa proposta, é para as comunidades. Não é para grupos de pastoral ou movimentos separados. É para as comunidades. Cada comunidade rural ou urbana vai organizar o seu Conselho, se reunir e estudar o roteiro. Nós queremos que as propostas venham das comunidades, não das pastorais”, enfatizou o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, ao explicar sobre a finalidade do subsídio.

Composto por momentos de oração e partilhas, o material traz a seguinte pergunta a ser respondida pelas comunidades: “Que propostas apresentamos para reavivar as Comunidades, na comunhão e participação?”.

O roteiro já foi entregue impresso em todas as cinco regiões pastorais da Arquidiocese para que chegue às comunidades. Cada comunidade tem até maio para se reunir e refletir o material, quando deverão encaminhar as suas sugestões ao Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).

O subsídio também está disponível para download no site da Arquidiocese:

BAIXE AQUI O ROTEIRO PARA A 30ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL

ORAÇÃO PELA 30ª ASSEMBLEIA

Deus, Pai de Bondade, nós vos bendizemos e louvamos, porque, constantemente, nos chamais ao vosso serviço e enriqueceis a nossa Arquidiocese com inúmeros benefícios.

Nós vos louvamos pelos Ministros Ordenados, pelos religiosos e religiosas e por tantos leigos e leigas que se dedicam ao serviço do Evangelho em nossas paróquias e comunidades.

Nós vos louvamos pelas nossas comunidades eclesiais que, mesmo em meio às dificuldades, têm procurado ser espaço de comunhão e participação.

Nós vos pedimos: Abençoai a nossa Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, para que seja um momento de reavivar a nossa caminhada e de nossas comunidades, revendo nossos passos e buscando dar novo impulso à evangelização.

Que, inspirados pelo Projeto Arquidiocesano de Evangelização, em espírito de sinodalidade, de corações ardentes e com os pés a caminho, tenhamos um renovado ardor missionário, construindo uma Igreja casa de todos, de portas abertas para acolher os que chegam; e em saída ao encontro dos afastados e distantes. Isso vos pedimos por intercessão de Nossa Senhora da Assunção e São José, nossos Padroeiros.