segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Forania de Rio Pomba realiza sua primeira reunião presencial desde o início da pandemia

27 de julho de 2022 Arquidiocese

No último dia 16 de julho, a Forania de Rio Pomba realizou sua primeira reunião presencial, na Paróquia de Santo Antônio, em Silverânia (MG), após dois anos de reuniões on-line e discussões via WhatsApp. Assim como ocorreu com as demais foranias, o período de pandemia impossibilitou os encontros presenciais, tendo sido esse retorno contemplado com alegria e entusiasmo por parte dos participantes.

Estiveram presentes os padres da forania, assim como representantes leigos de algumas lideranças pastorais. O objetivo principal do encontro foi repassar as informações e assuntos discutidos no Conselho Regional de Pastoral (CRP), que se reuniu em 18 de junho, bem como ouvir cada um dos presentes.

O jovem Vitor da Costa Marcelino, representante da Juventude da Forania, descreveu o momento como “uma experiência de emoção”. “Os desafios, sem dúvida, são grandes, como em todo lugar. Mas voltei com mais ânimo e esperança de que um caminho novo, pautado na Sinodalidade e unidade pastoral, é possível”, disse.

Por sua vez, a representante do Laicato na Forania, Terezinha Rosa da Silva, definiu a reunião como objetiva, com a pauta e assuntos bem discutidos. “Falamos sobre o Sínodo, os questionários de escuta e o Padre Rodney Reis explicou como a síntese foi confeccionada com todos os questionários da Forania. Também foram divulgadas notícias da Catequese e da Liturgia. Escolhemos o secretário da reunião, William Paiva de Oliveira, que também representará a Forania, junto com sua esposa Vanilda Bernardino Paiva, como Coordenadores da Pastoral Familiar. Alguns leigos não estavam presentes, mas deu para a gente avaliar bem a caminhada”, comentou.

Já o Pároco da Paróquia de Bom Jesus de Cana Verde, em Tabuleiro (MG), destacou a alegria do reencontro: “Foi muito bom encontrar os padres e leigos nessa reunião de forania após este período longo de pandemia. Foi um reanimar das esperanças, um renovar das nossas forças e a comunhão com a Igreja através do apelo do Santo Padre, Papa Francisco, para que sejamos uma Igreja Sinodal, caminhando juntos, na unidade, e, claro, por toda a Arquidiocese de Mariana, que quer reforçar as foranias. Graças a Deus foi um período muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de viver e de ouvir também, de escutar as pessoas, as aspirações, aquilo que vai acontecendo na vida de cada comunidade paroquial, de forma que a nossa reunião de Forania foi uma Graça, um presente de Deus para reavivarmos o dom de ser de Igreja, de caminhar juntos nas interpelações do Espírito Santo”.

Agradecimento

Outro ponto importante do encontro foi o reconhecimento do trabalho exercido e agradecimento por parte de todos os presentes ao Padre Daniel Henriques, atual Pároco da Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio (MG), que foi nomeado por Dom Airton José dos Santos, em 13 de julho, como Pároco da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Antônio Carlos (MG).

Para o Vigário Forâneo de Rio Pomba, Padre José Maria Dias, Padre Daniel exerceu com excelência suas atividades nos mais de cinco anos em que esteve na forania. Sendo assim, fica o desejo de boa sorte e bom trabalho em sua nova paróquia.

Fotos: Padre José Maria Dias

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Agenda