quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Fórum Social: Carta é aprovada em encontro com vereadores e prefeitos eleitos

28 de outubro de 2016 Arquidiocese

Uma carta foi aprovada durante o Encontro com os Eleitos/as, dentro da programação do 6° Fórum Social pela Vida, na tarde dessa sexta-feira (28) no Colégio Nazaré, em Conselheiro Lafaiete. Cerca de 100 pessoas, entre vereadores, vice-prefeitos, e prefeitos das cidades que fazem parte da Arquidiocese, participaram do momento.

“Nós precisamos de uma política enraizada nas bases. Um governo regionalizado e não padronizado para todos. Precisamos procurar sempre o diálogo, o trabalho em equipe e junto com os conselhos”, ressaltou cônego Lauro Versiane Barbosa.

Entre os pontos apresentados no documento destacam-se investir em políticas públicas que defendam a vida em todas as suas manifestações e que promovam a justiça social, criar e apoiar ações voltadas à geração de empregos, acesso à educação, à saúde, à recuperação de dependentes químicos, à moradia, à terra, combate às drogas e melhoria da qualidade de vida das comunidades, zelar pela transparência e democratização dos poderes constituídos e pela participação efetiva dos conselhos municipais de direitos, fortalecendo a democracia participativa.

O vigário episcopal da Região Pastoral Mariana Oeste, padre Geraldo Souza, ao saudar os presentes disse que a Igreja particular de Mariana conta com o apoio deles. “Nós sabemos que existem estruturas maiores no país, mas sabemos, também, que o problema estoura nos municípios. E o trabalho de vocês é o grande diferencial”, acrescentou.

Para a vereadora de Catas Altas, Ana Luciana, esse encontro foi muito importante. “Eu gostei muito desse momento que tivemos. Eu estou participando de um dos eixos do Fórum e vejo que esse encontro só tem a contribuir com a realidade de nossas cidades”, disse.

Leia a carta na íntegra.