domingo

, 16 de junho de 2024

GDCom se reúne para planejar o ano de 2024

17 de janeiro de 2024 Arquidiocese

No dia 15 de janeiro, o Grupo de Discussão sobre Comunicação da Arquidiocese de Mariana (GDCom) se reuniu pela segunda vez. Desta vez, de forma híbrida, com alguns membros presentes e outros on-line, a fim de planejar e discutir ações para o ano de 2024.

A Região Mariana Oeste foi a anfitriã desta reunião, oferecendo, na casa paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, um delicioso almoço de boas-vindas, contando com a costumeira alegria e receptividade dos padres Geraldo Gabriel Pinto e José Luiz da Silva.

No Centro de Pastoral Regional, o grupo deu início a reunião com a fala do Padre Róbson da Cunha Chagas, Diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), explanando sobre a comunicação pastoral e sua importância como instrumento de evangelização a partir do Papa Francisco. Padre Róbson ressaltou a forma de comunicar do Papa, destacando a proximidade, as palavras e o jeito criativo e ousado que o Pontífice tem para transmitir a mensagem do Evangelho. Ressaltou, ainda, as adversidades hoje enfrentadas em se tratando de mídias sociais, quando se dá um foco maior aos meios do que nas pessoas e, principalmente, quando se esquece que a centralidade é a mensagem do Evangelho.

Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, assessor da Pascom da Região Oeste, endossou o que Padre Róbson disse, ressaltando o cuidado que se deve ter na disseminação de mensagens e notícias falsas e a falta de preocupação, muitas vezes, com a verdade do que se é veiculado.

Padre Pedro Hugo Alves Talin, assessor arquidiocesano da Pascom, participando de forma on-line, enfatizou os pilares da comunicação, destacando a necessidade de continuar o caminho até então realizado pela Pascom, enfatizando que há ainda uma necessidade de articulação.  Ressaltou o quanto é importante dar um passo de cada vez, com foco na comunicação evangelizadora e engajamento de todos os agentes da pastoral.

Padre Róbson recordou ainda a importância do estudo da Lei de Geral de Proteção de Dados, demonstrando certa preocupação com a gestão de redes sociais, propondo trabalharmos essa temática no decorrer do ano.

Por fim, o grupo definiu a pauta para o Dia “D” da Comunicação que irá acontecer no dia 3 de fevereiro, onde cada região irá receber membros do grupo para uma formação, abrindo a agenda proposta para 2024. Esse encontro terá duas perguntas norteadoras, a fim de que todos construam juntos um caminho comunicacional eficiente e eficaz: “Como reanimar a PASCOM?” e “Como formar pessoas para comunicar com alegria o Evangelho?”.

“A reunião dos membros da Pascom de nossa Arquidiocese de Mariana foi um momento muito importante para a avaliação da caminhada e, sobretudo, para pensar os próximos passos desta pastoral tendo em vista que a mesma possa servir melhor à comunicação do Evangelho. O encontro, além de possibilitar a convivência fraterna entre os membros do Grupo de Discussão sobre comunicação, traçou estratégias para a melhor articulação da pastoral da comunicação e discutiu a sua programação para o ano de 2024”, destaca Padre Euder.

“A reunião foi muito boa e proveitosa. Teve em vista a rearticulação da Pascom, tendo como meta a implantação da pastoral nas paróquias onde não é efetiva e fortalecimento nas paróquias que já estão com a Pascom estruturada.  O mesmo estamos vendo em foranias e regiões, onde há necessidade de acompanhamento e trabalho em conjunto, objetivo deste grupo. Focamos na agenda que traz uma continuidade a este caminho bonito que nossa Arquidiocese quer fazer. Estamos animados com os trabalhos propostos e que vão se desenrolar este ano, com apoio dos padres Róbson e Pedro Hugo. Esperamos fazer um caminho de crescimento e evangelização daqui para  frente”, ressaltou Tânia Magna Forte Rodrigues, secretária da Região Mariana Oeste e coordenadora da Pascom da região.

Texto e fotos: GDCom

Veja também:

Grupo de discussão sobre comunicação é criado na Arquidiocese de Mariana