quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Gesto concreto em solidariedade ao Haiti marcou bate-papo da juventude com Dom Airton

30 de agosto de 2021 Arquidiocese

Aconteceu no último dia 21 de agosto, o bate-papo das expressões juvenis da Arquidiocese de Mariana com o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos. O encontro aconteceu de forma virtual, pela plataforma Zoom, e contou com a participação de mais de 100 jovens

De acordo com o assessor da Equipe Arquidiocesana de Animação Juvenil, padre Rodrigo Artur Medeiros da Silva, o encontro superou as expectativas. “Dentre tudo de bom que aconteceu, destaco a bonita interação entre os jovens e Dom Airton e a prontidão com a qual nosso Arcebispo se dispôs a dialogar e interagir com as juventudes e a responder aos seus anseios; da parte dos jovens, destaco a sabedoria no conteúdo das perguntas elaboradas e a atenção ao ouvi-las, quando respondidas”, afirmou. Além disso, conforme o sacerdote, há ainda a possibilidade de outros momentos como esse serem realizados futuramente.

Durante o bate-papo, as dúvidas e questionamentos dos participantes foram apresentadas a Dom Airton que, para melhor compreensão da conversa, os dividiu em blocos temáticos. Segundo Moisés José Moreira Ribeiro, da Paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes (MG), uma preocupação frequente dos jovens que foi abordada durante a conversa foi sobre a frequência dos grupos de jovens durante a pandemia, uma vez que muitos não estão conseguindo se articular. “A volta de encontros presenciais e eventos para a juventude também foram temas de muitas perguntas. O jovem se sente mais acolhido em meio a outros, onde se sente mais à vontade para partilhar seus anseios, expectativas de futuro, etc.”, comentou.

Depoimentos

Para Tatiana Prado, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), participar do bate-papo foi um momento de muita alegria, pois trouxe alento e esperança para todos jovens que “trabalham” na evangelização de outros. “Obrigada Dom Airton por nos ouvir, por acolher nossas sugestões e nos apoiar. ‘A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja’. Tenho certeza que sua iniciativa irá trazer mais jovens para nossa Igreja Particular de Mariana e assim nós teremos a ‘Igreja jovem’ tão sonhada”, disse. 

“Foi uma graça muito grande poder participar deste momento. É motivador enxergar quantos são os jovens determinados com a evangelização e decididos por Cristo. Já podem ser vistos grandes frutos desse bate-papo: Deus fez muito em todos nós. Nós, jovens, somos amados por toda a Arquidiocese e cuidados por Dom Airton. Esse momento nos confirmou isso! Se Deus quiser, teremos mais oportunidades como essa, de nos reunirmos e compartilharmos nossos anseios e alegrias de jovens que estão no mundo mas não são do mundo” relatou Ana Clara Prado, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), sobre a sua participação.

Gesto concreto

Um dos assuntos também abordados durante a conversa foi sobre o Haiti que, desde 14 de agosto, tem sofrido com as consequências causadas pelo terremoto que atingiu o país. Após contextualização sobre a situação que está ocorrendo no país caribenho, foi proposta uma ação concreta das juventudes da Arquidiocese de Mariana em favor dos jovens locais. 

Conforme padre Rodrigo, a iniciativa atende ao pedido feito por Dom Airton depois de responder à pergunta de uma jovem sobre o que pode ser feito para ajudarmos os jovens economicamente mais vulneráveis. A ação está sendo organizada pela Equipe Arquidiocesana de Animação Juvenil e, em breve, serão divulgadas outras informações sobre o assunto. “Que o nosso trabalho de evangelização juvenil avance e que venham mais bate-papos”, enfatizou o presbítero.

Com a colaboração de Moisés José Moreira Ribeiro

Imagens: Moisés e Flávia

Veja também:

SOS Haiti: Igreja no Brasil mobiliza solidariedade como gesto da ação solidária “É Tempo De Cuidar”

 

Agenda