terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Gratidão e alegria marcam missa em ação de graças pelo aniversário de Dom Geraldo

15 de março de 2017 Arquidiocese

Em clima de alegria e gratidão a Arquidiocese de Mariana celebrou na noite desta terça-feira, 14, o aniversário natalício de seu arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, na igreja de Nossa Senhora do Carmo em Mariana. A missa contou com a presença de vários presbíteros, seminaristas, familiares e fiéis.

Completando 75 anos, Dom Geraldo é o 13° bispo e 5° arcebispo de Mariana. Seu lema episcopal é “Opus fac evangelistae” (Faze a obra de um evangelista). Nesses quase 10 anos como pastor da Igreja particular de Mariana, Dom Geraldo realizou mais de 120 visitas pastorais e se mostrou sempre presente ao seu rebanho, sempre ouvindo os padres e os conselhos pastorais em todos os níveis.

Durante sua homilia, o arcebispo fez ênfase à mensagem sublinhada pelo evangelho, ressaltando que é preciso estar atentos as prática religiosa e não adotar posturas como as dos mestres da lei e dos fariseus. “As vezes nós somos muitos rigorosos com os outros, mas com nós mesmos sempre temos desculpas e justificativas, até quando a gente erra. Devemos fazer o que eles dizem, mas não imitar as suas ações. Porque eles fazem a suas ações só para serem visto pelo outros, para receberem elogios, serem aplaudidos. Não pode ser assim a nossa prática religiosa, para receber aplausos, reconhecimento”, disse.

Ao final da missa, Dom Geraldo recebeu o carinho e as homenagens do Seminário São José, da Comunidade da Figueira, do Centro de Integração Familiar e do movimento Serra. “Celebrar o aniversário de um bom pai é sempre a oportunidade de agradecer o dom da vida. Podemos dizer que vemos no senhor a figura de um pai, não um pai distante, mas um pai próximo e amigo. Por isso, neste dia, louvamos e agradecemos a Deus o dom de sua vida”, disse o seminarista Carlos Heitor.

O arcebispo agradeceu as manifestações e pediu forças a Deus para continuar sua caminhada. “Agradeço de coração a presença de todos os irmãos e irmãs e todas as orações que hoje fazem por mim nesta ação de graças a Deus pela minha vida. E peço a Deus força, luz e graça para realizar a missão que Ele mesmo me confia. Que eu possa servir, servir sempre com alegria, disponibilidade e amor. E que eu possa dizer, não só com palavras, mas com minhas atitudes o que diz Jesus ‘Estou entre vos como aquele que serve’”, finaliza Dom Geraldo.

Após a celebração, a paróquia de Nossa Senhora da Assunção realizou um momento de confraternização no Centro Arquidiocesano de Pastoral, onde foi cantando os parabéns a Dom Geraldo.

Agenda