quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Igreja do Divino Espírito Santo é inaugurada em Congonhas

31 de maio de 2022 Arquidiocese

No último sábado, 28 de maio, houve a inauguração da Igreja do Divino Espírito Santo, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG). A celebração de abertura contou com a bênção do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, além da presença do Pároco da Paróquia, Padre Paulo Barbosa, e outros integrantes do clero.

De acordo com o Padre Paulinho, como é conhecido, muitos fiéis fizeram parte desse momento importante para a comunidade. “A celebração teve uma grande participação, mais de 1000 pessoas estiveram no dia ocupando a igreja, ao lado de fora e no salão”, ressaltou.

“Realmente, foi uma celebração que exaltou a unidade dentro daquilo o Papa Francisco tem pedido: participação e uma missão mais próxima do povo. A igreja vai ser justamente este ponto de encontro para a comunhão, a participação e, por isso, a celebração já teve este lado da alegria e de uma liturgia bastante animada”, lembrou o Pároco.

A nova comunidade

Foto: Pe. Paulo Barbosa/Divulgação

Segundo Padre Paulinho, a “igreja nasceu do sonho de se construir um templo que fosse sinal de unidade e comunhão para vários bairros na região da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, os quais necessitavam de um local amplo e seguro para suas atividades celebrativas e pastorais”.

Ao olhar para sua construção, a nova comunidade possui arquitetura em estilo moderno, com três pavimentos, contendo cozinha no primeiro piso, salão no segundo e o templo no terceiro. Além disso, a igreja conta também com a nave principal e comporta, em seu interior, 300 pessoas sentadas e 150 em pé, com comodidade e segurança, assim como rampa de acessibilidade com acesso ao salão.

No que diz respeito à arquitetura, o Altar-mor possui três telas do artista da cidade, Luciomar Sebastião de Jesus. “Elas retratam as teofanias do Divino Espírito na Anunciação, no Batismo de Jesus e em Pentecostes. Luciomar ainda desenhou os quatro vitrais eucarísticos e esses foram trabalhados por uma empresa de Belo Horizonte”, contou Padre Paulinho.

Já o Sacrário e a imagem neobarroca, são de autoria do artista Hélio Petrus, do município de Mariana (MG). “São renomados artistas que nos deixam sua marca e inspirações relevantes para a história”, ressaltou.

Para quem ainda a conhece, a Igreja do Divino Espírito Santo, fica localizada na Estrada Casa de Pedra, 1387, entre os bairros Eldorado e Primavera.

“Gratidão a todos os benfeitores e devotos, vivos e falecidos, que abriram seus corações generosos para com essa obra. Dízimos, campanhas, almoços e jantares, bazares e diversos tipos de doações fizeram desta uma Comunidade viva de irmãos e irmãs. Que o Divino Espírito Santo ilumine todos no seguimento de Jesus Cristo com a proteção da Imaculada Conceição e de São José”, finalizou.

Foto da capa: reprodução do YouTube

Veja também:

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, em Congonhas, será reaberta em 31 de maio