sexta-feira

, 28 de março de 2025

Imagem do Bom Jesus de Araquari é entregue em solenidade na Catedral da Sé

24 de março de 2025 Arquidiocese

Na noite da última sexta-feira, 21 de março, a Santa Missa das 19h, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, foi marcada pela entrega da imagem restaurada do Senhor Bom Jesus de Araquari (SC) à sua comunidade paroquial, e apresentação da réplica feita pelos artistas Hélio Petrus e Graciano Borges.

Com a forte presença dos paroquianos vindos da Paróquia Santuário do Bom Jesus de Araquari, a solenidade foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada pelo Padre Jackson Rampellotti, pároco da Paróquia e Santuário Senhor Bom Jesus, em Araquari (SC), pertencente a Arquidiocese de Joinville (SC); e pelo Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani.

Da esquerda para a direita, Padre Geraldo Buziani, Dom Airton e Padre Jackson.

Há seis meses a imagem do Bom Jesus — de 206 anos — deixou sua comunidade no sul do país para ser restaurada em Mariana (MG), pelas mãos dos renomados artistas Hélio Petrus e Graciano Borges.

Na oportunidade, Padre Jackson fez um discurso aos presentes, expressando sua gratidão à sua paróquia e aos artistas responsáveis pelo empenho e belo trabalho que seria em breve revelado.

Padre Jackson durante sua fala.

Durante o momento, o sacerdote leu um documento enviado pela Câmara Municipal de Araquari, que convida Hélio e Graciano para uma “cerimônia de outorga do título de cidadão honorário e homenagem especial pela restauração e criação da réplica da imagem do Senhor Bom Jesus, que vai se realizar do dia 22 de julho de 2025”.

Pouco antes da réplica ser revelada, Dom Airton reiterou que as imagens sacras são primeiro um patrimônio religioso, recordando o exemplo do grande mestre Manuel da Costa Ataíde, que fez suas obras por ser piedoso e católico, expressando toda sua devoção através de suas mãos.

Dom Airton saúda os artistas Hélio Petrus e Graciano Borges, ao lado de Padre Jackson.

Mudando a forma prevista, o Arcebispo sugeriu que os senhores Petrus e Borges deveriam retirar o véu que encobria a nova imagem do Bom Jesus, pois “foram eles quem fizeram, então eles quem devem apresentá-la à comunidade de Araquari”.

Em seguida, os dois artistas se aproximaram e retiraram o véu branco, sob fortes aplausos de toda a igreja. Assista o momento clicando abaixo:

Ao final, antes da benção, o prelado manifestou sua gratidão em receber a visita dos fiéis de Santa Catarina em terras mineiras, e pediu para não ser a última vez que eles visitassem Mariana (MG).

“Vocês agora são o testemunho vivo desta terra e devem levar aos seus irmãos a beleza de tudo o que encontraram aqui, e dar um testemunho verdadeiro, um testemunho convincente para ajudar os irmãos de fé a serem devotos do Bom Jesus”, pediu Dom Airton.

Padre Jackson confidenciou ao Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), que sua comunidade depositou muita confiança a Deus e a ele, pela iniciativa em retirar a imagem histórica e centenária de sua paróquia e trazê-la para tão longe.

“A réplica e o restauro vão nos ajudar a perpetuar ainda mais o amor de Deus. Estamos muito felizes. É um dia histórico para nossa paróquia e santuário e para nossa cidade”, afirmou o sacerdote.

Hélio Petrus fez referência a fala de Dom Airton dizendo que próprio Senhor Bom Jesus auxiliou a ele e ao Graciano, inspirando-os a realizarem os trabalhos. Ainda na oportunidade, o artista afirmou que além das bençãos do Bom Jesus, as orações do povo os ajudaram na empreitada.

“Foi muito gratificante estes seis meses de dedicação. Esperamos que o Bom Jesus continue abençoando, não só a comunidade de Araquari, mas também nós artistas que dedicamos o nosso tempo com muito carinho e amor”, desejou o artista.

Textos e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Agenda