segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Infância e Adolescência Missionária da Província Eclesiástica de Mariana se reúne para formação

08 de março de 2023 Arquidiocese

Inspirada pelo lema “A Missão se faz em comunhão”, que orientará todas as suas ações durante este ano, a Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Província Eclesiástica de Mariana, se uniu para realizar o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM) e o Encontro de Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (ECIAM). O encontro aconteceu na casa de retiros ARPAS, em João Monlevade (MG), nos dias 03, 04 e 05 de março, e contou com a presença de crianças, adolescentes e assessores, representantes da Arquidiocese de Mariana, da Diocese de Caratinga (MG) e da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano (MG).

A história, o carisma, os compromissos, os fundadores e padroeiros da IAM, bem como o desenvolvimento das crianças e adolescentes foram alguns dos temas abordados durante o evento. Foi um tempo de muito aprendizado, oração e partilha. Músicas, brincadeiras e dinâmicas contribuíram para que a alegria, o entusiasmo e a confraternização contagiassem o ambiente.

O domingo, dia 05, foi marcado pela celebração da santa Missa, presidida pelo Padre Anderson Ferreira Teixeira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade. Durante a homilia, ele disse: “A transfiguração de Jesus é um imperativo para nós cristãos: temos uma missão. A transfiguração continua acontecendo, quando transfiguramos as realidades desfiguradas deste mundo: as drogas, a prostituição, a violência, as famílias desestruturadas… A missão acontece dentro da nossa casa, com os pais e os irmãos, ou na escola, com os colegas e amigos. Talvez a principal missão de vocês seja a de reeducar os seus pais na fé, de levá-los para a Igreja”. Após a Santa Missa, todos participaram do almoço de confraternização. A hora de “descer a montanha” foi difícil: houve criança chorando pela despedida.

A Coordenadora Estadual da IAM, Sandra Paula Bonine, ponderou que tem “a certeza de que os nossos corações arderam, pois sentimos a presença de Jesus o tempo todo conosco. Não podemos parar. Temos que, incansavelmente, oferecer às nossas crianças e aos nossos adolescentes a oportunidade de ver um mundo diferente: um mundo de alegria, de amizade, de companheirismo, de amor. É desafiador, mas é importante dizer: ‘Eis-me aqui!’, e ir, apressadamente, aonde Deus nos enviar. O Espírito Santo estará à nossa frente, fazendo milagres!”.

Também o Assessor da IAM na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), Dr. Flávio Peixoto Gonçalves, declarou: “Me faltam palavras para agradecer. Eu desejava muito fazer o EFAIAM, mas não imaginava que seria um pedaço do céu na terra. A IAM é a porta que Deus me deu para entrar no céu! Esses três dias foram muito intensos e muito bonitos, aprendi e ensinei, recebi e doei carinho, conheci pessoas novas e fui conhecido por novas pessoas; porém, o que mais importa foi termos partilhado o pão da Palavra!”

Tudo contribuiu para que todos se unissem: não eram mais três dioceses presentes, era um grupo de discípulos-missionários que, de corações aquecidos, se dispunham a voltarem às suas comunidades com a fé, a esperança, a coragem e a força renovadas, prontos para irem aonde o Senhor lhes enviar.

Texto e fotos: Iva Fernandes – Representante Leiga da Dimensão Missionária da Arquidiocese de Mariana

Agenda