quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

“Iniciação à vida crista” é assunto de reunião com os presbíteros da Região Norte

16 de maio de 2017 Arquidiocese

A iniciação à vida cristã foi um das temáticas debatidas na reunião dos presbíteros da Região Pastoral Mariana Norte na manhã dessa segunda-feira (15), em Mariana. O arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, conduziu a reflexão do assunto, que foi o tema da 55ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 26 de abril e 5 de maio, em Aparecida (SP),

Segundo o vigário episcopal da região, padre José Carlos no passado a realidade das pessoas era basicamente cristã. “Hoje nós temos uma mudança. Temos um número muito grande de adultos que ainda não tem uma vivência eclesial. Que não receberam os sacramentos, como o batismo, a crisma e a primeira eucaristia, e que não conhecem Jesus Cristo. Então, a proposta que vem da CNBB é que a gente tenha um processo em nossas paróquias, que seja de formar discípulos missionários. Não é só um planejamento para receber o batismo ou crisma, mas é ajudar as pessoas, em primeiro lugar, a conhecerem Jesus Cristo, de serem discípulos de Jesus. E a partir deste momento eles também irem recebendo os sacramentos”, explica padre José Carlos

Imagem Peregrina

O encerramento da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese foi outro ponto da pauta. Previsto para o dia 25 de junho, em Mariana, a finalização da visita da Imagem Peregrina será no dia da instalação da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cabanas, em Mariana.

Padre José Carlos reforçou, também, sobre importância de mobilizar as comunidades e paróquias a participarem a Romaria a Aparecida, nos dias 12 e 13 de agosto, onde será celebrado os cinquentena anos de ordenação presbiteral de Dom Geraldo.

O estudo e implementação do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) também foi assunto da conversa. Está reunião com os presbíteros acontece três vezes ao ano e tem como objetivo reunir os padres para conversar sobre temas que sejam importantes ao ministério e o regional.

Agenda