sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Integrantes da Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo se reúnem com Dom Airton

11 de julho de 2022

Os Contatos Arquidiocesanos Sinodais, Padre Edmar José da Silva e Leci Nascimento, juntamente com o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, estiveram reunidos no último sábado, 09 de julho, com o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos. 

O encontro, que foi realizado na residência arquiepiscopal, em Mariana (MG), teve como objetivo dialogar sobre a síntese arquidiocesana, resultado do processo de escuta do Sínodo 2021-2023 nesta Igreja Particular, bem como fechar alguns detalhes da reunião pré-sinodal que acontecerá no dia 23 de julho.

Segundo Leci, à ocasião, foram apresentados a Dom Airton os cinco temas da síntese arquidiocesana: celebração, acolhida, comunhão e participação, diálogo na Igreja e na sociedade, e ecumenismo e juventude. “Conversamos sobre a introdução, os eixos que vão compor o corpo da síntese, a conclusão, as motivações para o processo de um modo geral na Arquidiocese e acertamos os detalhes finais para a reunião pré-sinodal do dia 23”, conta.

“Foi uma reunião animadora. Ficamos muito agradecidos a Deus pelo processo de escuta em nossa Arquidiocese, que já caminha para o encerramento. A maturidade das pessoas ao responderem às questões propostas e o comprometimento da grande maioria das paróquias e dos vários grupos que inseriram nesta proposta foram, com certeza, os principais motivos para que a escuta acontecesse”, pondera Leci. 

Por fim, ela ainda recorda que a Arquidiocese de Mariana já mantém uma trajetória sinodal. “O caminhar juntos em nossa Arquidiocese não é uma novidade, já vivenciamos muito isso, e percebemos que esse foi um fator importante na realização desse trabalho [de escuta do Sínodo 2021-2023]. Que Deus abençoe para que a Sinodalidade em nossa Igreja Particular de Mariana não seja apenas uma fala, um modismo, mas sim um esforço coletivo dos fiéis leigos e leigas e do clero para que, juntamente com nosso Arcebispo, façamos com que verdadeiramente ela aconteça. Como fazê-la? Todos e todas já sabemos”, destaca Leci.

Por sua vez, Padre Edmar também avalia positivamente o encontro. “A reunião com Dom Airton foi muito frutuosa. Tivemos a oportunidade de conversar sobre os temas que apareceram de modo mais enfático no processo de escuta sinodal. Além disso, pudemos definir a pauta da reunião pré-sinodal que está sendo preparada com muito carinho. Será um momento forte de celebração do sínodo, na sua face diocesana, e de partilha fraterna das experiências feitas ao longo deste processo”, afirma o sacerdote.

Reunião arquidiocesana pré-sinodal

Na última semana, em correspondência, o Arcebispo Metropolitano de Mariana convocou todos os integrantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) e da Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo a participar da reunião pré-sinodal do dia 23 de julho. Ainda, são chamados a participar um representante de cada equipe de escuta paroquial. 

Vale lembrar que os participantes devem confirmar a presença  por meio de formulário on-line, também enviado por e-mail. A reunião será realizada no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto (MG), das 9h às 13h.

Foto: Carolina Teixeira/Gabinete do Arcebispo

Veja também:

Equipe de Animação para o Sínodo dá início a síntese arquidiocesana

Agenda

VEJA TAMBÉM