No domingo da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, 21 de agosto, o Mosteiro da Ordem da Visitação de Santa Maria, em Barbacena (MG), acolheu os familiares, amigos e frequentadores de sua capela para a Santa Missa onde a Irmã Marília Aparecida da Silva, 26 anos, fez a sua Profissão Solene. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa.
Em entrevista à rádio Catedral de Juiz de Fora, a Irmã Marília Aparecida contou que foi após participar de um retiro de carnaval em 2012, na Comunidade Resgate, que se sentiu tocada a seguir a vocação religiosa.
A vocação monástica das visitandinas é uma forma peculiar de consagração a Deus mediante a profissão dos votos monásticos, profunda vida de oração e fraterna vida em comunidade. A Ordem da Visitação de Santa Maria é uma ordem religiosa monástica e de carisma contemplativo, fundada em 1610 por São Francisco de Sales e Santa Joana Francisca de Chantal.
O dia a dia das irmãs é fortemente marcado pela oração, desde quando acordam, às 5h, até a hora de dormir, quase sempre após as 21h, seja em momentos específicos –Angelus, Laudes, Ofício das Leituras, Hora Média, Ofício das Vésperas, Oração das Completas, Santo Terço e a participação na Santa Missa –, seja ao longo de outras tarefas relacionadas à manutenção do mosteiro.
O cotidiano da monja visitandina é o da vida contemplativa. O trabalho que fazem é em meio ao silêncio numa vida de oração contínua. Trabalham também com as mãos, mas o coração é orante, está sempre unido a Deus. Por ocasião da Solene Concelebração todos foram convidados a pedir a Deus por todas as vocações, especialmente as destinadas a esse mosteiro.
Texto: Monsenhor Luiz Antônio
Fotos: Amare Foto Sacra
Dom Airton realizou a dedicação da Capela Conventual do Mosteiro da Visitação em Barbacena