terça-feira

, 23 de abril de 2024

Irmã Marília professa votos religiosos no Mosteiro da Visitação em Barbacena

01 de setembro de 2022 Arquidiocese

No domingo da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, 21 de agosto, o Mosteiro da Ordem da Visitação de Santa Maria, em Barbacena (MG), acolheu os familiares, amigos e frequentadores de sua capela para a Santa Missa onde a Irmã Marília Aparecida da Silva, 26 anos, fez a sua Profissão Solene. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa.

Em entrevista à rádio Catedral de Juiz de Fora, a Irmã Marília Aparecida contou que foi após participar de um retiro de carnaval em 2012, na Comunidade Resgate, que se sentiu tocada a seguir a vocação religiosa.

A Ordem da Visitação de Santa Maria

A vocação monástica das visitandinas é uma forma peculiar de consagração a Deus mediante a profissão dos votos monásticos, profunda vida de oração e fraterna vida em comunidade. A Ordem da Visitação de Santa Maria é uma ordem religiosa monástica e de carisma contemplativo, fundada em 1610 por São Francisco de Sales e Santa Joana Francisca de Chantal.

O dia a dia das irmãs é fortemente marcado pela oração, desde quando acordam, às 5h, até a hora de dormir, quase sempre após as 21h, seja em momentos específicos –Angelus, Laudes, Ofício das Leituras, Hora Média, Ofício das Vésperas, Oração das Completas, Santo Terço e a participação na Santa Missa –, seja ao longo de outras tarefas relacionadas à manutenção do mosteiro.

O cotidiano da monja visitandina é o da vida contemplativa. O trabalho que fazem é em meio ao silêncio numa vida de oração contínua. Trabalham também com as mãos, mas o coração é orante, está sempre unido a Deus. Por ocasião da Solene Concelebração todos foram convidados a pedir a Deus por todas as vocações, especialmente as destinadas a esse mosteiro.

Texto: Monsenhor Luiz Antônio

Fotos: Amare Foto Sacra

Veja também:

Dom Airton realizou a dedicação da Capela Conventual do Mosteiro da Visitação em Barbacena

Agenda