domingo

, 14 de abril de 2024

Livro sobre Dom Geraldo é lançado no 34º Encontro do Clero

04 de março de 2024 Arquidiocese

No último dia do 34º Encontro Anual do Clero da Arquidiocese de Mariana, em 26 de fevereiro, aconteceu também a apresentação do livro A vida se faz história: Dom Geraldo Lyrio Rocha, memória e testemunho”.

O lançamento da obra no Encontro do Clero atendeu a um pedido do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, de que o clero marianense seja motivado a impulsionar e divulgar as produções e publicações da Arquidiocese.

Compuseram a mesa os organizadores do livro, Padre Darci Fernandes Leão, Padre Róbson da Cunha Chagas e Monsenhor Celso Murilo de Souza Reis. O lançamento foi marcado pela alegria do clero em fazer memória à presença de Dom Geraldo Lyrio Rocha como 5º Arcebispo Metropolitano de Mariana e dos momentos vividos por ele na Sé Primacial de Minas Gerais.

Em sua mensagem por ocasião do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 2020, o Papa Francisco chamou a atenção para a “necessidade duma narração humana” e de serem narradas boas histórias que edifiquem e não destruam. Recordando esse apelo do Santo Padre, o lançamento da obra biográfica de Dom Geraldo se apresenta como uma resposta plenamente satisfatória a esse pedido e repleto de riquezas para aqueles que tiverem contato com o livro.

Durante a mesa, Padre Róbson destacou que o livro nasceu do anseio e do desejo de “resgatar aquilo que há de mais precioso entre nós” e “dos encontros que Dom Geraldo realizava com os seminaristas a cada semestre, cheios de riquezas que poderiam ser preservados e difundidos”. Assim, a riqueza do conhecimento e experiência partilhados por Dom Geraldo no Seminário São José alcançariam a tantos que não tiveram a experiência de um contato profundo o arcebispo.

O livro foi elaborado em forma de entrevistas, perpassando quatro etapas principais na vida de Dom Geraldo: sua infância, a etapa formativa no Seminário, o ministério sacerdotal e a vivência do ministério episcopal. Já durante o processo de elaboração do livro foram percebidos frutos valorosos por meio da participação dos seminaristas da etapa da Teologia no ano de 2018, que foram responsáveis pela elaboração das perguntas e articulação das temáticas a partir da proposta do livro.

Também para a Editora Dom Viçoso essa produção gerou frutos durante o processo, pois “favoreceu um trabalho conjunto e em íntima sintonia com a Arquidiocese e o processo de formação dos colabores da editora”, destacou Padre Darci.

Em sua colocação, Monsenhor Celso aproximou o lançamento dessa produção literária da Arquidiocese com o tema trabalhado no decorrer do 34º Encontro do Clero, percebendo que a dimensão humana, tão necessária no processo de formação permanente do presbítero, é enfatizada pelas respostas que Dom Geraldo concedeu para as perguntas que lhe foram feitas da primeira parte do livro. Dom Geraldo cuidou fortemente da sua humanidade ao se sentir chamado por Deus para a vocação sacerdotal.

“A diocesaneidade também é um tema que pode ser encontrado neste livro, de maneira especial, quando se perpassa o ministério episcopal de Dom Geraldo no processo de criação da Diocese de Colatina (ES), além de suas experiências nas demais igrejas particulares em que exerceu seu ministério”, enfatizou Monsenhor Celso.

Produzido pela Editora Dom Viçoso, A vida se faz história traz 135 perguntas com respostas envolventes e cativantes que revelam a personalidade, a profundidade e a humanidade de Dom Geraldo Lyrio Rocha, dom de Deus na Arquidiocese de Mariana. De interesse para leigos, seminaristas, religiosos, religiosas, padres e bispos, o livro certamente contribuirá para a Igreja e para a vida de cada leitor.

Os interessados em adquirir um exemplar pode entrar em contato com a Editora Dom Viçoso por meio do telefone (31) 3557-1233 ou do site www.graficadomvicoso.com.br.

Texto e fotos: Padre Pedro Hugo Alves Talin

Veja também:

34º Encontro do Clero é concluído em Cachoeira do Campo

Carisma do padre diocesano: amor pela diocese, carinho pelo bispo, fraternidade presbiteral e amor pelo povo de Deus

Agenda