terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Mensagem do assessor arquidiocesano aos catequistas

26 de agosto de 2016 Arquidiocese

No próximo domingo, 28 de agosto, será celebrado o Dia do Catequista. Leia a mensagem do assessor arquidiocesano:

É muito justo que vocês se encontrem, confraternizem e celebrem neste 28 de Agosto. Mas vocês não se reúnem e nem celebram sozinhos porque também nós precisamos de nos reunir e celebrar agradecendo a Deus pela vocação acolhida em favor de crianças, jovens, famílias, comunidades, Igreja. O dia é de vocês, mas a festa de gratidão é de todos nós!

Enquanto representante da equipe arquidiocesana de catequese quero visitar cada paróquia para abraçar e cumprimentar seus catequistas, por ocasião deste dia. Acompanha-me nesta visita um grande sentimento de gratidão e, através dela, reconheço e agradeço por tanta dedicação e entrega a um trabalho exigente e desafiador como este, mas tão necessário à nossa Igreja. Sem catequistas a Igreja ficaria longe de cumprir sua missão.

No mês das vocações, o dia do catequista torna-se oportuno para recordar-lhes suas próprias histórias. Àquele convite, já tão esperado para ajudar em algum serviço da comunidade a que você respondeu com tanta prontidão e alegria ou àquele que lhe veio sem que você o esperasse, trazendo-lhe inquietações, dúvidas, medos e perguntas sem respostas. (Serei capaz? Vou dar conta? Como conciliar este trabalho com tantos outros?). Enfim, Sim! E o tempo passou, passou, passou! Catequista há um ano, cinco anos, dez anos. Os desafios acompanham o trabalho, mas bem maior que eles o que existe hoje, é um amor maior à vocação, ao trabalho realizado e a certeza de que a resposta daquele dia foi para Deus que lhe dirigia o seu chamado, servindo-se de alguém ou de alguma situação. Que bom, você é catequista por vocação de Deus.

Olhando para trás, uma experiência forte da presença de Deus. Enquanto você era catequista, Ele fez com você um caminho de fé, de discipulado, uma catequese permanente.

Queridos catequistas, vocês que chegaram para este trabalho ontem ou vocês que vieram anteontem, saibam que estão ajudando muito a Igreja no cumprimento de sua missão Evangelizadora. Por isso, aceitem o que digo em nome dos padres, dos diáconos, de tantas famílias e de diversas lideranças de nossa Arquidiocese: Obrigado Deus, por ter chamado estes nossos irmãos e irmãs catequistas e obrigado irmãos e irmãs catequistas, pela resposta generosa.

Que as bênçãos de Deus possam acompanhá-los pelo longo caminho de um belo testemunho cristão. E que a Virgem Maria os cubra com o manto de Mãe.

 

Pe. Geraldo de Souza Rodrigues

Assessor

Agenda