segunda-feira

, 22 de abril de 2024

Missa da Unidade da Arquidiocese de Mariana será celebrada em 1º de abril

22 de março de 2023 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana realiza no próximo dia 1º de abril a Missa da Unidade. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, às 10h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

Também conhecida como Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, essa celebração está inserida nos atos solenes da Semana Santa, sendo realizada na Quinta-Feira Santa pela manhã.

Entretanto, devido à extensão territorial da Arquidiocese de Mariana, que compreende 79 municípios, e visando proporcionar a participação de todo o clero, religiosos, religiosas e cristãos leigos e leigas presentes, nesta Igreja Particular a Missa da Unidade normalmente acontece no sábado que antecede o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

O que é a Missa da Unidade?

Reunindo todo o presbitério em torno do seu bispo diocesano, essa celebração é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e sinal da íntima união dos presbíteros com ele. Um dos momentos marcantes da Missa é quando, em comunhão e fraternidade, os sacerdotes presentes realizam a renovação das promessas feitas quando foram ordenados.

Os Santos Óleos

É também durante essa celebração que são abençoados os óleos dos Catecúmenos, utilizado no Sacramento do Batismo, e o dos Enfermos, usado na administração da Unção dos Enfermos. Já o Óleo do Crisma é consagrado durante a celebração, e exclusivamente pelo bispo. Além dessa distinção em relação aos outros dois, ele recebe durante a consagração a mistura do bálsamo, o que lhe confere um cheiro agradável, e também o sopro do bispo, como sinal do Espírito Santo.

Confira a programação da Arquidiocese de Mariana para essa celebração:

9h45 – Oração Solene da Hora Média, conduzida pelos padres da Arquidiocese, na Catedral Basílica.

10h – Santa Missa presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos e concelebrada pelos padres da Arquidiocese, na Catedral Basílica.

*Com informações da CNBB

Saiba mais:

Missa do Crisma e da Unidade: conheça o trabalho feito por leigos e leigas na distribuição dos Santos Óleos

Os óleos abençoados na Missa do Crisma: saiba quais são e a composição deles

Agenda