domingo

, 16 de junho de 2024

Missa em ação de graças pelo pastoreio do Padre Joel em Canaã marca envio do sacerdote para missão na Diocese de Xingu-Altamira

14 de novembro de 2023 Arquidiocese

Neste domingo, 12 de novembro, a Paróquia Santo Antônio, em Canaã (MG), agradeceu a Deus pelos quatro anos e sete meses do pastoreio do Padre Joel Santos de Marselha como pároco. Com muita fé e gratidão, a celebração marcou também o envio do sacerdote para missão na Diocese de Xingu-Altamira (PA).

Realizada no Ginásio Poliesportivo da cidade, a santa missa em ação de graças contou com a presença dos Padres Afrânio Vieira e Pedro Hugo Alves Talin, além de toda paróquia, comunidades, pastorais, movimentos e serviços. Ainda, autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo do município também se fizeram presentes.

Encerrando a celebração, a coordenadora eleita Ivone Gomes Teixeira, em nome dos paroquianos, pronunciou uma mensagem de gratidão ao Padre Joel, destacando seu zelo e comprometimento no período que esteve na paróquia. Na oportunidade, ela entregou a ele uma lembrança em nome de toda a paróquia.

Com emoção e sem conter as lágrimas, em seus agradecimentos, Padre Joel contou que sempre em suas orações surgia o desejo de servir a experiência missionária, mas tinha medo e adiava. Segundo ele, isso mudou durante o Encontro dos Presbíteros e Diáconos deste ano, quando o Padre D’Artagnan Barcelos, que está em missão em Altamira (PA) desde julho de 2022, partilhou sobre a sua experiência.

A partir do relato do presbítero, Padre Joel relatou que percebeu que não podia ficar escondido em seu comodismo, recordando que Jesus, em sua vida pública, sempre chamava os seus discípulos para ir para outra margem para anunciar o Evangelho. Ele ainda destacou que ama sua família, ama Canaã, mas que precisa ir para outra margem. “Muito maior que o medo, de ir para a experiência missionária, é o medo de não fazer a vontade de Deus”, disse.

Em sua manifestação, o sacerdote ainda enfatizou que o seu coração está feliz, em paz e pediu a todos para que permaneçam firmes na oração e no amor a Jesus Eucarístico e que sejam sempre verdadeiros adoradores do Senhor. Padre Joel ainda disse que, quando sentirem saudades dele, para matar a saudade adorando a Jesus e intercedendo por sua vida e pelo seu sacerdócio.

Por fim, pediu a todos para acolher e cuidar bem do Padre Vicente de Paula Silva, que tomará posse no próximo dia 21 de novembro, às 19h.

O pastoreio de Padre Joel

Nomeado em 10 de abril de 2019 pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, para exercer o seu ministério como Pároco da Paróquia Santo Antônio em Canaã (MG), assumiu a paróquia em 6 de maio de 2019. No último dia 3 de novembro, ele foi destinado à missão na Diocese de Xingu-Altamira (PA).

O seu pastoreio ficou marcado no coração de cada paroquiano devido a sua humildade, espírito orante e amor a Eucaristia. Mesmo em tempos de pandemia, não deixou de ser presente em cada comunidade, levando alento e conforto aos mais sofredores.

Sempre comprometido com a formação e oração, cuidava e zelava atento de todas as pastorais. Cuidou incansável de todos os trabalhos paroquiais e, com voz firme, exortava a todos: coragem!

Destacaram-se seu entusiasmo e alegria com a festa do padroeiro e o zelo com os padroeiros de cada comunidade; a Missa matinal; a via-sacra nas madrugadas frias da quaresma; os retiros, de forma especial dos coroinhas e da catequese; o apoio e acompanhamento ao Acampamento Manain; a presença e incentivo aos vicentinos; e o carinho dedicado ao Apostolado da Oração.

Com especial cuidado às comunidades, iniciou a construção de algumas capelas, a reforma de várias, sem esquecer do Cruzeiro dedicado a Nossa Senhora das Graças.

Todos os registros de sua passagem pela paróquia ficarão sempre gravados na mente e no coração. Que em sua nova missão, ele seja guiado pela Santíssima Trindade, cuidado pela Virgem Maria e abençoado por Santo Antônio.

Texto: Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio, em Canaã (MG)