sexta-feira

, 14 de junho de 2024

Missa em Ação de Graças, em Viçosa, marca o aniversário de primeiro ano de episcopado de Dom Lauro

27 de janeiro de 2023 Arquidiocese

No último dia 25 de janeiro, o Bispo Diocesano de Colatina (ES) e Filho da Arquidiocese de Mariana, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa comemorou o primeiro ano de sua ordenação episcopal. Para marcar a data, ele presidiu, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), uma missa em ação de graças. A paróquia local foi a última em que ele atuou como pároco, antes de ser nomeado para o episcopado.

Celebrando a Festa Litúrgica da Conversão de São Paulo, a Santa Missa também foi rezada em intenção ao aniversário natalício do Vigário Paroquial e Capelão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Padre Paulo Nobre. Ainda, estiveram presentes o Pároco local, Padre Geraldo Souza, e dos Diáconos Permanentes, Délio Duarte e Luiz Carlos Lopes.

Com a igreja repleta de fiéis, na homilia, Dom Lauro, ao refletir sobre a liturgia do dia, ressaltou que “a Igreja é essencialmente missionária”. “Entender isso, não é pensar que a missão é atribuição dos bispos, dos padres, dos diáconos, das religiosas, dos religiosos. É missão de todos os batizados. Todos nós que estamos neste mundo temos uma missão; a vida é missão”, ponderou.

Ao destacar alguns aspectos da leitura do Evangelho sobre a missão de Paulo, “ver o Senhor Jesus, ouvir a sua voz, fazer a vontade do Pai”, Dom Lauro pontuou que essa é a vida de cada um. “Isso foi a vida de Paulo. Essa é a verdadeira conversão. Ele descobriu um Deus que é amor”, disse.

Após a comunhão, Dom Lauro recebeu homenagens dos paroquianos e agradeceu pela acolhida fraterna. “Muito obrigado pelo carinho, Padre Geraldo e toda paróquia, por essa acolhida. Que Deus continue abençoando, sempre mais, essa paróquia feliz e que ela cresça na audição, na acolhida e na vivência da Palavra de Deus, na caridade fraterna, na missão”, disse.

Ao término da celebração, os presentes, juntamente com Dom Lauro e Padre Paulo participaram de uma pequena confraternização em homenagem aos dois aniversariantes.

Fotos: Pascom Parfatima