quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

“Mulheres: equidade e direitos” será tema da última live em preparação ao 27º Grito dos Excluídos e Excluídas

30 de agosto de 2021 Arquidiocese

Encerrando a série de lives em preparação para o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas, a Arquidiocese de Mariana promove nesta terça-feira, 31 de agosto, às 20h, uma conversa sobre “Mulheres: equidade e direitos”. O momento de reflexão e debate será guiado por articuladores do Grito dos Excluídos da Região Mariana Sul.

A articuladora do Grito dos Excluídos na Arquidiocese de Mariana, Maria Helena de Oliveira, ao destacar sobre a importância de se refletir sobre a temática, pontua que a equidade e os direitos das mulheres andam lado a lado.A todo tempo, um tenta reafirmar o outro, garantindo prosperidade nas leis, no cotidiano das mulheres e que as mulheres e os homens possam estar no mesmo local sem distinção. Para isso, é necessário reconhecer as necessidades e características próprias de cada gênero”, afirma. 

Segundo dados do relatório World Gender Gap 2020, do Fórum Econômico Mundial, seriam necessários 99,5 anos para que a equidade de direitos e representatividade de gênero fosse alcançada no mundo. “Os direitos das mulheres fazem-se necessários pois, apesar de implícitos, estamos em uma sociedade patriarcal onde há um atraso significativo na representatividade feminina em todas as áreas”, comenta Maria Helena. 

“Sendo assim, apesar de se falar sobre o assunto, os índices de feminicídio e desigualdade de gênero são altos. Ainda há muito do que se falar e lutar para que exista realmente equidade entre nós. Por isso, de mãos dadas, vamos dar o nosso GRITO!”, ressalta Maria Helena ao citar algumas conquistas como Constituição Federal Brasileira de 1988, a Lei Maria da Penha e a criação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Saiba mais sobre o eixo temático:

Ouça o convite para a live: 

 

 

A live será nesta terça-feira, 31 de agosto, a partir das 20h, com transmissão pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Mariana. Acompanhe em: 

Mobilização

Ao longo do mês de agosto, a Arquidiocese de Mariana promoveu uma série de lives abordando os sete eixos temáticos do 27º Grito dos Excluídos e Excluídas, além de pequenos vídeos sobre o assunto. Todo o conteúdo está disponível em nosso canal do YouTube ou página do Facebook.

Para o dia 07 de setembro, quando ocorre o Grito dos Excluídos, haverá um ato simbólico na Basílica do Senhor Bom Jesus, em Congonhas (MG), a partir das 8h30, e, em seguida, a celebração da Santa Missa. Devido à pandemia, somente algumas representações da Arquidiocese de Mariana estarão presentes no local e os demais fiéis são convidados a participar através das nossas redes sociais. 

Veja também:

Região Mariana Sul se prepara para o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas

Agenda