segunda-feira

, 04 de março de 2024

O Martírio de Isabel Cristina foi refletido durante o segundo dia do Tríduo Preparatório para a Beatificação

09 de dezembro de 2022

No dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição, 08 de dezembro, aconteceu no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), o segundo dia do Tríduo Preparatório para a cerimônia de beatificação de Isabel Cristina. 

A celebração foi presidida pelo Pároco e Reitor da Catedral de Mariana, Padre Geraldo Dias Buziani, e concelebrada pelo Padre Carlos de Juiz de Fora (MG). Ainda, estiveram presentes o Diácono Antônio Rodrigues do Prado e o seminarista José Mário Barbosa.

Durante a homilia, Padre Geraldo enfatizou a alegria em celebrar o segundo dia do Tríduo na mesma data em que a Igreja festeja a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição. Para ele, a celebração foi um convite para que todos possam viver uma vida virtuosa e festejar a vida virtuosa da futura Beata, que viveu uma vida normal, com os sonhos próprios para a sua juventude.

Ao falar sobre o Martírio sofrido por Isabel Cristina, o sacerdote afirmou que “com 20 anos, foi exigido dela este ato heróico pela fé: Virgem e Mártir. Então, nós a celebramos e a recordamos, não só pelo ato heróico do momento de dar a vida, de preservar-se da agressão e do mal, mas esse ato heróico é fruto de uma vida virtuosa, de uma vida vivida na graça, de uma vida marcada por essa vigilância, por essa fé, dos nossos pequenos atos do dia a dia”. 

“Por isso, celebrá-la nesta noite, é um convite para vivermos essa vida virtuosa, porque nós não sabemos o que a vida nos reserva. E é essa vida virtuosa que nos dá a graça de um ato heróico, quando assim de nós for exigido. Por isso, amados irmãos e irmãs, cada dia é precioso nessa construção da vida de fé, da comunhão com Jesus, da vida de oração. Então, vamos recordá-la pelo ato heróico, sim, do martírio, mas um ato que não está circunscrito em um momento único da vida, mas é graça e que transbordou em razão dessa vida virtuosa”, disse, convidando aos presentes seguir o exemplo de fé de Isabel Cristina. 

O Tríduo Preparatório para a beatificação de Isabel Cristina encerra-se nesta sexta-feira, dia 09, às 19h. A cerimônia com o rito de beatificação será neste dia 10, às 10h, no Parque de Exposições de Barbacena, com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão e pelos canais no YouTube da Arquidiocese de Mariana e Paróquia Piedade.

Fotos: Thalia Gonçalves

Veja também:

Fiéis de Barbacena participam do primeiro dia do Tríduo Preparatório para a Beatificação de Isabel Cristina

Mártir Isabel Cristina será proclamada beata neste sábado, 10 de dezembro

Cerimônia de Beatificação de Isabel Cristina será transmitida pela Rede Vida e pelos canais da Arquidiocese de Mariana e Paróquia de Piedade no YouTube

Agenda

VEJA TAMBÉM